quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

360º - Avalancha faz 30 mortos em hotel italiano; quais são as suspeitas contra Salgado (no rasto de 17,5 milhões); e a história dos Jesuítas no Japão

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia...
... uma avalancha em Itália atingiu um hotel e fez pelo menos 30 mortos. A dimensão da tragédia ainda é desconhecida e a operação de resgate está em curso. O hotel fica na região da montanha Gran Sasso, em Abruzzo, e a avalancha terá sido causada pelos sismos de ontem. Há vídeos arrepiantes na imprensa italiana.

Vem de Francisco Assis a reação mais radical à polémica da TSU. No seu artigo de opinião no Público, o  eurodeputado socialista diz que o caso mostrou que os acordos à esquerda não são tão sólidos como parecem, que a maioria da geringonça "desapareceu" e que a estabilidade política está "em risco". Por isso, sugere eleições antecipadas.

Já Paulo Portas antecipa um futuro complicado na Europa. Em entrevista, também ao Público, o ex-vice-primeiro-ministro e ex-líder do CDS, a propósito da era Trump que amanhã começa, alerta para os efeitos do lado de cá: "A Europa não tem crianças, é contra os imigrantes e é a favor dos direitos adquiridos toda a vida sem saber como se vão pagar (...) Uma receita para o desastre"

E na fase de mudança de cadeiras nos EUA, Obama falou ontem pela última vez aos jornalistas como presidente americanoMostrou-se otimista, mesmo que se "zangue atrás da parede", ao analisar cinco temas fundamentais para o futuro dos EUA e do mundo. Já Michelle andou a despedir-se da Casa Branca. E gravou tudo em vídeo.

No futebol, estão definidas as meias-finais da Taça de Portugal. O Benfica venceu o Leixões por 6-2, num jogo em que tudo pareceu fácil e garantiu tranquilamente a qualificação. O Guimarães é o outro finalista apurado ontem. O quadro fica completo com Chaves e Estoril.




Outra informação relevante
Ricardo Salgado é 0 20º arguido do caso Sócrates. É o terceiro processo em que lhe é aplicada esta condição (depois do caso GES e do Monte Branco). O ex-banqueiro foi ontem ouvido em interrogatório e no final foi proibido pelo juiz Carlos Alexandre de contactar com José Sócrates e outros arguidos da Operação Marquês, com pessoas do universo Espírito Santo e ainda de sair do país. Mas quais são mesmo as suspeitas sobre Salgado? Que crimes estão em causa? A investigação foca-se no rasto de 17,4 milhões de euros transferidos do BES para Carlos Santos Silva, como o Luís Rosa explica.

Noutro processo, o das agressões dos filhos do embaixador do Iraque a um jovem de Ponte de Sor, houve também desenvolvimentos na investigação. A Procuradoria-Geral da República levantou o segredo de justiça do caso, mas insiste no levantamento da imunidade diplomática dos suspeitos.

Hoje há eleição para a Ordem dos Médicos. A Marlene Carriço foi perceber o que defendem e propõem os quatro candidatos - Álvaro Beleza, João França Gouveia, Jorge Torgal e Miguel Guimarães. Todos acham que há médicos a mais no país e três sugerem mesmo uma redução das vagas nas universidades.

Nos temas políticos nacionais, a polémica da TSU continua na ordem do dia (como já lhe dei conta antes). A UGT reúne hoje com Passos Coelho para tentar demover o líder do PSD no voto contra a medida dada aos patrões como moeda de troca ao aumento do salário mínimo. O Negócios escreve entretanto que os restantes patrões também enviaram cartas a Passos a pedir que recue. Já o Bloco antecipou a data da apreciação do decreto-lei (de 3 de fevereiro para 25 de janeiro), para evitar que entre em vigor dia 1. 

Noutra guerra com alguns dos partidos da esquerda, o PS não aceita tornar o Carnaval um feriado obrigatório. A proposta para que isso acontecesse era dos Verdes e do PAN.

Foi uma notícia do Observador. As cativações ordenadas pelo Governo, o famoso plano B que Centeno nunca admitiuatingiram os mil milhões de euros no final de novembro. O PSD reagiu, denunciando que as escolas e os hospitais foram as grandes vítimas destes congelamentos.

Na banca, Fernando Ulrich recusou a ideia de que os contribuintes perderam fortunas a resgatar bancos. Diz que quem mais perdeu foram os acionistas.

Enquanto isso, no Parlamento Mário Centeno garantiu que a nova administração da Caixa Geral de Depósitos entrará em funções nos próximos diasE soube-se que a Comissão de Inquérito ao banco público vai poder ter acesso a todos os documentos antes recusados ao abrigo do sigilo bancário.

Surpresa na Grécia. O governo grego conseguiu mesmo cumprir as metas orçamentais acordadas com a troika, apesar de ter pago bónus às pensões mais baixas.

Em Espanha, Pedro Sánchez ainda não desistiu de se recandidatar à presidência do PSOE. Vai fazer um périplo pelo país, para ouvir as bases socialistas.



A nossa Opinião



Os nossos Especiais
Como os jesuítas passaram de pregadores venerados a "bárbaros do sul" no Japão. A Maria José Oliveira foi à procura da história de como esta Ordem religiosa mudou os japoneses, abriu novos mundo ao império português dos Descobrimentos e depois caiu em desgraça. O início foi esperançoso, o fim, retratado no filme "Silêncio" de Martin Scorcese, abrupto e sangrento.

E quem é, de facto, o novo presidente do Parlamento Europeu? Antonio Tajani é uma antítese de "Il Cavaliere" Berlusconi, de quem foi porta-voz, escreve o Pedro Raínho. O oficial da Força Aérea, jornalista, diretor de jornal e fundador da Forza Italia ganhou grande parte da experiência que tem ao lado de Durão Barroso.



Notícias surpreendentes

No cinema, além de 'Silêncio', de Scorcese, há ainda para ver 'O Bosque dos Quincôncios', do actor francês Grégoire Leprince-Radiguet. Já no teatro, o destaque vai para a poesia no palco do D. Maria.

E será possível uma revolução no futebol? O atual diretor de desenvolvimento técnico da FIFA, o ex-jogador Marco Van Basten, propõe 8 medidas que podem mudar por completo o futebol, desde acabar com os fora de jogo a penalizar os cartões amarelos com minutos fora de campo.

E como vai acabar o aquecimento global? Duas agências científicas norte-americanas confirmaram que 2016 foi o ano mais quente desde que há registo. É o terceiro ano consecutivo que a temperatura global aumenta.

Na capital georgiana, Tbilisi, há 150 famílias a viver dentro de um hospital militar em ruínas. É a luta pela sobrevivência numa nova economia, 25 anos depois da queda da União Soviética. Estas 41 fotos mostram o seu quotidiano.


Vá ver 'Silêncio' de Scorcese, recomendo-lhe, mas não deixe de ir passando pelo Observador para se manter a par de toda a atualidade

E tenha um feliz e produtiva quinta-feira 
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2016 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário