domingo, 12 de fevereiro de 2017

Foi preciso mudar o guião para haver final feliz em Moreira de Cónegos

Num jogo de loucos, os ‘leões’ chegaram ao intervalo a perder por 2-1, mas Bas Dost e Adrien, apoiados por um jovem talento chamado Podence, promoveram a reviravolta na segunda parte.

Resultado de imagem para Foi preciso mudar o guião para haver final feliz em Moreira de Cónegos

Depois da derrota no Dragão, o Sporting regressou aos triunfos no campeonato, ao bater o Moreirense, por 3-2, num dos encontros mais palpitantes desta 21.ª jornada da Liga portuguesa. Dois erros individuais - um autogolo de Bruno César e uma falta na área cometida por Rui Patrícia, que levou à grande penalidade convertida por Cauê – deixaram os ‘cónegos’ em vantagem ao intervalo. Bas Dost e Adrien Silva promoveram a reviravolta no segundo tempo.
Após o desastre tático que foi a primeira parte no Dragão, Jorge Jesus tentou emendar a mão ao promover algumas mudanças no onze para o encontro em Moreira de Cónegos. Além do regresso anunciado de William Carvalho à posição mais recuada do meio-campo, por troca com Palhinha, o técnico deixou de fora da convocatória Marvin Zeegelaar, colocando Bruno César a lateral-esquerdo, e premiou Alan Ruiz pela boa exibição na última jornada com a titularidade, em detrimento de Matheus Pereira. Francisco Geraldes, jovem resgatado pelos ‘leões’ ao Moreirense em janeiro, ficou na bancada.
Frente a um Moreirense ainda um pouco ‘às aranhas’ com as saídas de Geraldes e Podence – e por falar em jovens formados em Alvalade, onde estava Wallyson? – o Sporting entrou determinado em controlar o jogo, com a equipa a subir as suas linhas. No entanto, as condições do terreno, devido à chuva que se fez sentir antes do início da partida, dificultavam a missão aos jogadores mais criativos, caso de Gelson Martins.
Com menos posse de bola, o Moreirense procurava aproveitar o erro do adversário, e foi assim mesmo que chegou ao golo, aos 17 minutos. Rúben Semedo perde a bola no meio-campo para Boateng, que passa em profundidade para Dramé. Coates ainda desvia a bola, que fica a ‘pingar’ na área. Um desentendimento entre Rui Patrício e Bruno César sobre quem vai à bola, sob a pressão do avançado, leva ao autogolo do brasileiro. O Moreirense estava em vantagem sem sequer ter feito grande coisa para isso. Jorge Jesus nem queria acreditar.
No lance seguinte, Sougou esteve perto do 2-0 mas Rui Patrício segurou o esférico. Ao minuto 25, foi a vez de o Sporting assustar. Bryan Ruiz bombeia a bola para a área, Coates amortece para Bas Dost, que remata para uma boa defesa de Makaridze. A jogada, contudo, já estava invalidada por fora de jogo do holandês. Certo é que o Sporting continuou a encostar o adversário à sua área e ao minuto 37, Bruno César cruza com o pé direito e Gelson surge na área a cabecear para nova grande defesa de Makaridze.
Com tanta pressão, o golo do empate surgiria apenas três minutos depois. Passe de Bruno César, a rasgar a defensiva dos ‘cónegos’ e a lançar Bas Dost pela esquerda; o holandês centra para a área, para o remate certeiro de Alan Ruiz. A bola ainda desvia em Cauê e trai Makaridze.
O Sporting nem teve tempo de celebrar o empate. Dois minutos depois, Rui Patrício comete falta sobre Boateng na área, com o árbitro Manuel Oliveira a assinalar grande penalidade para os ‘cónegos’. Cauê não vacilou e devolveu a vantagem à equipa da casa. 2-1 ao intervalo.
Na segunda parte, os ‘leões’ tentaram chegar ao empate o mais depressa possível, mas as iniciativas de Adrien, Bas Dost e Alan Ruiz saíam sempre goradas, muito por mérito de Makaridze, sempre atento, ele que já havia brilhado nas meias-finais da Taça da Liga contra o Benfica.
Ao minuto 64, Jorge Jesus lança o jovem Daniel Podence para o lugar de Bryan Ruiz, opção que acabou por dar os seus frutos quatro minutos depois. Foi ele quem fez o remate ao poste, que permitiu a Bas Dost, na recarga, restabelecer a igualdade no marcador. Pode dizer-se que o rapaz entrou em campo com o guião certo.
Numa altura em que só dava Sporting, Gelson lançou Schelotto em velocidade pela direita, com o italo-argentino a assistir Adrien, que rematou forte para o fundo da baliza adversário, sem hipóteses de defesa para o guardião dos ‘cónegos’. Boa jogada coletiva dos ‘leões’ a promover a reviravolta no marcador ao 73 minutos.
O Moreirense, que até àquele momento parecia adormecido, não gostou de se ver em desvantagem pela primeira vez na partida e ameaçou chegar ao 3-3 pouco depois, com Dramé a acertar na barra da baliza defendida por Rui Patrício. Com tamanha intensidade de jogo, Jorge Jesus aproveitou para mexer outra vez na equipa, desta feita para gerir o que faltava até ao apito final, fazendo entrar Ricardo Esgaio para o lugar de Alan Ruiz, e, já perto do minuto 90, trocando Bruno César por Palhinha.
Com este resultado, o Sporting consegue segurar o terceiro lugar e, deste modo, sonhar com o apuramento para a Liga dos Campeões, ao passo que o Moreirense permanece aflito na luta pela manutenção na Liga.
Sapo

Nenhum comentário:

Postar um comentário