sábado, 29 de abril de 2017

ASSOCIAÇÃO NÁUTICA E RECREATIVA DA GAFANHA DA NAZRÉ OBRAS NECESSÁRIAS

A Associação Náutica e Recreativa da Gafanha da Nazaré tem 20 anos de atividade ininterrupta, prestando serviços aos Desportistas Náuticos da nossa Região.
Hoje apresenta muitos constrangimentos, principalmente devido ao assoreamento da Bacia da Marina, impossibilitando a saída atempada dos barcos, mas, também, provocado pelas descargas que poluem as águas e as margens.
Acresce a tudo isto, a falta de espaço para os barcos e para as viaturas automóveis dos sócios e daqueles que nos visitam.
É nesse contexto que apelamos às Entidades que superentendem no espaço que ocupamos e expomos os problemas que afligem a nossa Associação:

  1. Desassorear a Marina.
Impossibilidade da saída dos barcos com meia-maré.
A Associação Já entregou todo o processo e espera o seu deferimento, para adjudicar a uma empresa a dragagem e a retirada dos dragados
  1. Muralha caída junto à estrada, na curva do Egas, que coloca em risco a estrada e a marina
  2. Aumento do parque de recolha de barcos em terra, entre a vedação sul da Marina e a vedação da linha férrea. É um espaço desaproveitado, mas, principalmente, com o aspeto de matagal, que vai sendo, embora indevidamente, utilizado como lixeira.
  1. Estacionamento automóvel debaixo da ponte.
Este espaço melhora, extraordinariamente, o estacionamento das viaturas.
  1. Fazer 2 lombas na estrada, uma de cada lado da grua dos barcos, para prevenir acidentes
  2. Esgotos a drenar para a Marina e Conduta do Canal do Oudinot – provocam poluição da Bacia e do Canal dos Bacalhoeiros.
Previsão do saneamento do Forte da Barra
  1. Previsão da Construção do Porto Abrigo para os Pescadores Artesanais.
É uma ambição antiga, que muito melhoraria e facilitaria a vida aqueles que fazem da Ria o seu ganha-pão.

Pel’ A Associação Náutica e Recreativa da Gafanha da Nazaré
Humberto Rocha

NOTAS: O Senhor Eng. Braga da Cruz acolheu bem as nossas sugestões tendo, nomeadamente, apoiado a pretensão de dragarmos a Marina.
A APA fará a reparação da muralha na curva do Egas, logo após a dragagem.
Quanto aos pedidos de ocupação dos espaços para recolha de barcos em terra e parque de estacionamento automóvel, ficou sensibilizado, e vão estudar o assunto.
Em relação ao saneamento do Forte da Barra e ao Porto-abrigo para Pescadores artesanais, embora sem datas definidas, os projectos já estão em andamento, esperando-se que sejam ultimados o mais rapidamente possível.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário