sábado, 29 de abril de 2017

Comandante da Capitania reuniu com 6 elementos dos Corpos Sociais da Associação Náutica

Em 26 de Abril de 2017, o Senhor Comandante da Capitania reuniu com 6 elementos dos Corpos Sociais da Associação Náutica, que foram apresentar cumprimentos e dar conhecimento das situações que afligem a nossa Associação e que descrevemos de seguida.
A Associação Náutica e Recreativa da Gafanha da Nazaré nasceu em 1996, estando, ininterruptamente desde essa data, ao serviço dos Desportistas Náuticos da nossa Região.
Atualmente sente algumas dificuldades, em primeiro lugar devido ao assoreamento, mas também à poluição das águas da bacia da Marina e aos obstáculos que, em vários locais da Ria, dificultam a navegabilidade das embarcações.
Apresentamos os assuntos que mais preocupam a associação:
  1. Assoreamento da Marina – dificuldade da saída das embarcações, a partir da meia-maré. Já enviámos toda a documentação para a Divisão de Monitorização do Ambiente, da D-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos e esperamos ter a resposta brevemente.
  2. Descargas de produtos poluentes para a bacia da Marina
  3. Dificuldade de navegação devido a obstáculos ou falta de sinalização, como:
  1. Canal de Espinheiro – 2 montes de pedra, entre a margem norte e o meio do canal, que têm partido hélices dos motores
  2. Canal do Boco ou Bacalhoeiro – formação, tipo “coral”, que tem aumentado, no lado sul da Ponte Gafanha – Aveiro, entre o meio do Canal e a margem nascente, que tem provocado acidentes
  3. Canal de Ovar, com estacas delimitadoras tombadas, depois da Pousada, sendo um perigo para a navegação
  4. Canal de Mira – deficiente balizagem entre Ponte da Barra e Gafanha da Vagueira
  5. Canal do Boco ou Bacalhoeiro – sem balizagem do canal de navegação, desde a Ponte da Cale-da-Vila até à Gafanha d’Aquém.
  6. Assoreamento de entrada de canais, ficando absolutamente em seco nas vivas e de que damos como exemplo a Cale do Ouro, o Esteiro dos Frades e o Esteiro dos Romanos
Bem sabemos que nem todos estes assuntos estão sob jurisdição da Capitania e por isso, solicitamos o empenho de V.Ex.cia junto das Entidades competentes, D-Geral dos Recursos Naturais, Administração do Porto de Aveiro, SIMRIA e Agência Portuguesa do Ambiente.


Associação Náutica e Recreativa da Gafanha da Nazaré
Humberto Rocha
Recebemos do Senhor Comandante Carlos Isabel a certeza de se interessar por todos os assuntos que apresentámos, pois são também preocupações suas e da Capitania do Porto de Aveiro.






Nenhum comentário:

Postar um comentário