terça-feira, 11 de abril de 2017

Norberto Lopes Pinto fala da experiência de voluntariado em África na Biblioteca Municipal

Norberto Lopes Pinto rumou ao continente africano para fazer voluntariado e reuniu as memórias de viagem no livro “Africa nos Sentidos”. Na próxima sessão do ciclo “Conversa com…” da Biblioteca Municipal, no sábado pelas 16h30, o autor vai partilhar as emoções, os perigos e as várias situações marcantes que viveu durante a viagem, que começou em Inglaterra e acabou na África do Sul. A entrada é livre.

 Com vontade de viver novas experiências num continente diferente, Norberto Lopes Pinto “levantou-se da cadeira da estagnação” e viajou até África, onde exerceu voluntariado em diferentes países. No seu percurso, trabalhou com crianças de rua numa favela de Bamaco, no Mali, apoiou vítimas do VIH (vírus da imunodeficiência humana) no Uganda e conheceu o dia a dia dos orfanatos em Mombaça, no Quénia.

Cruzar o continente africano colocou o autor perante situações de corrupção e perigo, mas também de superação, como a travessia do deserto do Saara, na Mauritânia, ou a passagem pela selva do Congo. “África nos Sentidos” é o relato de uma viagem única, mas também uma reflexão sobre o voluntariado. Ao longo das páginas do livro, Norberto Lopes Pinto interroga-se sobre o que é ser voluntário hoje, qual o impacto nas comunidades e se é uma atividade que todos podem exercer.

 Norberto Lopes Pinto nasceu em 1979, em S. Gonçalo, Amarante. Depois de uma experiência profissional como Técnico Desenhador Projetista, ingressou no Ensino Superior e concluiu a Licenciatura em Relações Internacionais na Universidade Lusíada do Porto. Tem uma PósGraduação em Ciência Política e Relações Internacionais pela Universidade Católica de Lisboa. Criou a marca/conceito “Censura Clothing” e trabalhou como controlador de qualidade numa empresa sediada em Londres, no ramo da Saúde. Atualmente divide o tempo entre o trabalho na área social em Inglaterra e o próximo destino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário