terça-feira, 11 de abril de 2017

Expofacic de Cantanhede aumenta área e orçamento na 27.ª edição

A 27.ª edição da feira agrícola, comercial e industrial de Cantanhede (Expofacic), ontem apresentada, aumenta a área de exposição e o orçamento e mantém a ambição de ser uma das melhores iniciativas do género a nível nacional.
Considerada a maior feira da região Centro e uma das maiores do país, a Expofacic 2017 decorre durante 11 dias, entre 27 de julho e 06 de agosto, reunindo cerca de 500 expositores em 636 espaços de exposição e envolvendo uma área total de mais de 9,5 hectares, mais 500 metros quadrados do que em 2016.
O orçamento da feira cresceu 50 mil euros, situando-se em 1,5 milhões e o evento - promovido pela empresa municipal INOVA e Câmara Municipal - é "autossustentável, gera as receitas para pagar o orçamento", disse ontem João Moura, autarca de Cantanhede e presidente da comissão organizadora.
No entanto, a organização não precisa dos montantes de receitas e despesas e eventuais lucros, nem o número de visitantes - deixou de divulgar o número de entradas há cerca de oito anos, altura em que estas eram estimadas em cerca de 400 mil pessoas.
"Há sete ou oito anos, deixámos de falar em números. Os [outros] certames do género falam em números de entradas completamente irrealistas", afirmou António Alves, responsável da INOVA e membro da comissão organizadora da Expofacic.
Já no capítulo financeiro, António Alves frisou que a Expofacic "tem tido sempre as contas equilibradas e espera-se que assim continue" (em 2011 deixou de receber um subsidio autárquico que ascendia a 80 mil euros) e que todos os contratos efetuados estão na plataforma pública de contratação (base.gov).
"Se não tivesse as contas equilibradas, tinha de ser financiada pela Câmara e não é", observou.
António Alves disse ainda que a organização tem vindo a contratar artistas "diretamente" aos agentes - como foi o caso, em 2017, dos cabeças-de-cartaz The Cranberries ou a banda de tributo God Save The Queen.
O cartaz de espetáculos da 27.ª edição inclui, no palco principal dos oito que comporta o recinto, Richie Campbell e Dengaz no dia de abertura (27 de julho), Kura, Jimmy P e Virgul (28 de julho), God Save the Queen e Redfoo & The Party Rock Crew (29 de julho), Tony Carreira a 30 de julho e D.A.M.A e Karetus, no dia 31.
A 01 de agosto é a vez de Alan Walker e Diogo Piçarra, no dia 2 atuam as fadistas Mariza e Cuca Roseta, a banda irlandesa The Cranberries e Naughty Boy sobem ao palco a 03 de agosto, dia 04 o palco principal é de Agir, Áurea e Diego Miranda, C4 Pedro e Matias Damásio atuam dia 05, e o encerramento, a 06 de agosto, está por conta da Brigada Victor Jara e Xutos e Pontapés.
Na área de exposições, as novidades da 27.ª edição incluem, entre outras, uma exposição de homenagem a Rafael Bordalo Pinheiro, uma área de 1.500 metros quadrados com a mostra "Arte em Peças" de construções em Lego e também, em parceria com o Exploratório de Coimbra, uma exposição intitulada "Com a cabeça na Lua".
"2017 será o ano em que a ciência chega à Expofacic", declarou António Alves.

Fonte: Lusa

Nenhum comentário:

Postar um comentário