terça-feira, 11 de abril de 2017

360º - Cuecas, poder, Marcelo e vaias: as memórias de Jardim. E ainda o apoio de Costa a um espanhol (e não a Centeno) para substituir Dijsselboem

360º

Por Miguel Pinheiro, Diretor Executivo
Bom dia!
Enquanto dormia...
“Se voltam a gasear um bebé ou lançam bombas sobre gente inocente, terão resposta.” O aviso, sério, foi feito ontem pelo porta-voz do Presidente Trump. O objetivo dos Estados Unidos é agora claro: derrubar o regime, porque a Síria "não pode ser estável e em paz com Assad no poder".

O ataque a Assad foi eficaz. Segundo o secretário da Defesa americano, Jim Mattis, a Síria perdeu 20% da sua capacidade aérea

Hoje, o secretário de Estado americano, Rex Tillerson, chega à Rússia para uma visita, mas o grande aliado de Assad já passou o recado: Putin não o vai receber.

Esperemos que, durante a visita, Rex Tillerson não abra o computador para partilhar esta imagem de Putin com uma maquilhagem impecável - a Rússia tornou esse acto ilegal.


Informação relevante
São 800 páginas. O livro de memórias de Alberto João Jardim, que é lançado esta semana, não é propriamente leve de transportar - nem leve de ler, para algumas pessoas. Escreve sobre as "garotices" de Sócrates, sobre os "muchachos" de Passos e sobre "cubanos" em geral. E, sim, escreve também sobre aquelafoto em cuecas no Carnaval. As melhores histórias estão aqui.

As jornadas parlamentares do PCP serviram ontem para três coisas: para visitar uma fábrica de cerâmica (que, imagine-se, reduziu postos de trabalho para se manter competitiva), para defender que o Novo Banco fique na esfera pública (com o objectivo de financiar empresas como esta) e para criticar o Bloco(que estará a "encavalitar" comentários nestes dias que, pelos vistos, deviam ser só dos comunistas).

E houve ainda uma novidade: o PCP agendou um debate potestativo para 4 de maio no Parlamento, com o objetivo de pressionar o Governo a discutir o reforço da contratação coletiva.

Sobre o Novo Banco: o Governo nunca pediu a Bruxelas a nacionalização “a título permanente”. A informação é da comissária europeia da Concorrência, Margrethe Vestager, que escreve hoje um artigo de opinião no Público. Fica por esclarecer se terá alguma vez pedido uma nacionalização temporária.

Jeroen Dijsselbloem mantém-se perplexo com Portugal. Depois de ter sido abordado pelo secretário de Estado Mourinho Félix no último encontro do Eurogrupo, deu uma entrevista ao jornal holandês De Volkskrant“Esperava que o colega português [precisamente, Mourinho Félix] pedisse a minha demissão, mas ele não o fez". Durante a reunião, quando não havia câmaras de televisão, houve silêncio.

Aliás, António Costa já começa a desvalorizar as declarações sobre "copos e mulheres". Para o primeiro-ministro, o importante agora é "trabalhar no que é essencial”, o euro.

De qualquer forma, António Costa já tem um preferido para substituir Dijsselbloem no Eurogrupo. E não, não é Mário Centeno, ao contrário do que se poderia pensar tendo em conta as notícias recentes. Em entrevista ao El Pais, o primeiro-ministro português anunciou que o seu apoio vai para (rufar de tambores), Luis de Guindos, o ministro da Economia espanhol, caso ele avance.

Em Portugal, 39% das pessoas temem ser vítimas de um atentado terrorista. É o resultado de um estudo mundial do Worldwide Independent Network, segundo o qual os franceses são os europeus mais preocupados. 

Espanha continua de luto por Carme Chacón. Ontem, vários líderes políticos foram despedir-se da ex-ministra da Defesa do PSOE. José Luis Zapatero, que foi seu primeiro-ministro, escreveu um texto comovente no El Pais sobre a sua "longa amizade". Os seus últimos dias de vida foram um reflexo da forma como decidiu lidar com a doença cardíaca de que sofria - tal como tinha sido aquela foto icónica de uma grávida a passar revista às tropas.

Um homem entrou ontem numa escola primária nos Estados Unidos, disparou contra a mulher, que era professora, e a seguir suicidou-se. Um rapaz de 8 anos que tinha procurado proteção atrás da professora foi atingido e acabou por morrer no hospital. Outra criança que tinha feito a mesma coisa está ferida, mas estável.


A nossa Opinião

Rui Ramos escreve sobre a dívida: "Há uns anos, receava-se a “espiral recessiva”. Não deveríamos recear agora a “espiral eufórica”? Sobretudo, quando o défice mais pequeno da democracia esconde a maior dívida da democracia?".

Laurinda Alves escreve sobre a "enigmática história da Páscoa": "Passados dois mil anos, que tenho a ver com isto? Talvez perceber melhor que servir os outros é esquecermos-nos de nós, voltando-nos mais para fora, até ao limite das necessidades de quem anda frágil".

Paulo de Almeida Sande escreve "As minhas férias em Torremolinos": "Temos uma arma secreta: a tecnologia. Sabemos tudo. Nada do que os mais velhos nos digam é novidade. Na internet está tudo explicado, melhor do que nas explicações dos mais velhos".

Paulo Trigo Pereira escreve sobre Agostinho da Silva: "O paradoxo de Agostinho da Silva é ser amado e querido por muitos dos que o leram e ouviram e mal-tratado quer por parte de certa 'inteligentzia nacional', quer e sobretudo pelas instituições públicas".


Os nossos Especiais

Quais são os melhores bancos para o seu condomínio? O David Almas olhou para o mercado e explica as contas todas.


Notícias surpreendentes

Eles foram os arquitectos que trouxeram os snack-bar para Portugal. O trabalho de Victor Palla e Joaquim Bento d’Almeida pode ser visto a partir de hoje numa exposição no CCB.

São os piores aeroportos da Europa para se comer ou descansar. Confirme aqui se já passou por algum deles.

É um dos vídeos mais vistos do momento em todo o mundo: um médico que comprou bilhete para um avião da United Airlines é arrastado para fora do aparelho porque não há lugar para todos os passageiros. Um caso de overbooking que correu muito mal para a companhia.

Fenómenos naturais, animais, momentos imperdíveis.Estas 59 fotos da National Geographic estão disponíveis online e qualquer pessoas as pode descarregar como wallpaper do seu computador.

Quando já tiver o seu fundo de ecrã remodelado, venha visitar-nos aqui, onde vamos estar todo o dia com as últimas notícias.
Até já!
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário