sábado, 15 de abril de 2017

Nós vimos a luz em Ílhavo, fomos ao Theatro e ainda tivemos pernas para pedalar Lisboa

P
 
 
Fugas
 
 
  Sandra Silva Costa  

Não é certamente o destino mais óbvio, mas Ílhavo, um dos municípios da ria de Aveiro, merece a sua visita. A Alexandra Prado Coelho e o Adriano Miranda andaram por lá a seguir a luz do farol da Barra, que por acaso é o mais alto de Portugal, 62 metros até lá cima, e voltaram cheios de boas histórias para contar. Escreve a Alexandra que “há uma nova dinâmica cultural em Ílhavo, que passa (também) pela Gafanha da Nazaré, a Barra, a Costa Nova, a Vista Alegre”. Tudo à boleia do projecto 23 Milhas, o alcance do farol que nos guia nesta viagem, que une quatro equipamentos culturais numa programação que quer pôr o território da ria de Aveiro no mapa. São eles a Casa da Cultura, na sede do concelho; a Fábrica das Ideias, na Gafanha da Nazaré; o Laboratório das Artes, na Vista Alegre (sim, a fábrica de cerâmicas que cabem em quase todas as casas portuguesas, com certeza); e o Cais Criativo, na Costa Nova – sim, a das casinhas às riscas coloridas. Há muito para ver, passear, aplaudir e até comer: há um restaurante que, dizem, tem o melhor bolo de bolacha do país (com ovos moles, naturalmente). Servimos o menu completo aqui e aqui
Por falar em menus, também há alguns bem interessantes a descobrir na Póvoa de Varzim. Um velho teatro dos primórdios da República reabriu em Março, já sem palco, mas com uma imensa livraria, um wine bar e uma galeria de arte. O Abel Coentrão já se sentou neste novo Theatro de paredes alvas, provou um arroz de polvo malandrinho e percebeu a satisfação que dá aos proprietários “vender um livro à uma hora da madrugada”.
Pode ser à uma da madrugada ou a outra hora qualquer, mas o importante é que leia também a história do Grande Hotel de Paris, o mais antigo da cidade do Porto, onde a Renata Monteiro passou uma noite. Percebeu que, apesar de o chão ranger, nenhum hóspede reclama porque este hotel é um livro vivo de História. “Passaram por ele quase 140 anos e ainda está no centro do Porto, de portas abertas para contar o que acontecia na cidade atrás de portas fechadas”, escreve a Renata, para nos deixar curiosos.
Entretanto, e porque não queremos que lhe falte nada, nunca, falamos já do próximo fim-de-semana: a propósito do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, que se assinala a 18 de Abril, Lisboa vai ter quatro passeios guiados de bicicleta nos dias 22 e 23. Os circuitos têm partidas às 11h, da Estação de Santa Apolónia, e às 15h, do Padrão de Descobrimentos, em Belém. A participação é gratuita, mas obriga a uma inscrição prévia através da página de Facebook da Europcar, que organiza a pedalada. Se quiser saber o que o espera, é só seguir atrás da Carla B. Ribeiro, que já andou a ziguezaguear pela história e histórias da capital.
Está tudo dito por hoje. Boa Páscoa e boas viagens, sempre. Aqui há muito boas ideias para todos os dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário