segunda-feira, 5 de junho de 2017

360º - É tempo de dizer chega? O plano do governo britânico para vencer o terrorismo islâmico

1f18a31b-169f-4c1c-9561-f6107ac70d9a.jpg

360º

Por Miguel Pinheiro, Diretor Executivo
Bom dia!
Enquanto dormia...
A polícia de Londres já conhece a identidade dos três terroristas e os nomes serão revelados “assim que for operacionalmente possível”. Já hoje de manhã, houve mais operações da polícia e mais detenções. Estamos a seguir todos os desenvolvimentos em direto neste liveblog.

"Enough is enough". Theresa May reagiu aos atentados com um discurso que anuncia grandes mudanças no combate ao terrorismo islâmico. A primeira-ministra britânica quer regular o ciberespaço, mudar os bairros segregados que aumentam no Reino Unido, subir as penas de prisão mesmo para ofensas leves ligadas a extremismo e salvar jovens em processo de radicalização. Como é que isto se faz na prática? O Edgar Caetano foi procurar algumas pistas.

Ariana Grande e várias outras estrelas da música deram ontem à noite o prometido concerto solidário em Manchester. A atuação foi seguida em direto no Facebook por mais de 500 milhões de pessoas.

No meio do terror, surgem histórias inspiradoras:

E, na quinta-feira, como planeado, os britânicos vão votar para eleger um novo parlamento e um primeiro-ministro. Hoje, a campanha eleitoral retoma a normalidade.


Informação relevante
"Se um dia Mário Centeno, que eu considero muito competente, se tornar presidente do Eurogrupo, deve saber que provavelmente vai ter de assumir por vezes alguma distância da sua atual função." A frase é de Pierre Moscovici. Numa entrevista ao Eco, o comissário para os Assuntos Económicos e Financeiros diz ainda que Portugal é “uma história de sucesso”.

Uma parte substancial dos bancos da zona euro estão na esfera pública ou são alvo de interferências políticas. E ainda: há falta de transparência. A conclusão, citada pelo DN, é de Nicolas Verón, investigador do think tank europeu Bruegel.

É mais um dado para uma história de avanços e recuos: Marques Mendes afirmou ontem que a Santa Casa deve mesmo avançar para o Montepio. Mais: a instituição liderada por Pedro Santana Lopes pode chegar ao limite de 10% de participação, segundo o comentador. Esta semana haverá uma reunião decisiva entre Santana e Manuel Lemos, presidente da União das Misericórdias.

A polémica do alojamento local não acaba tão cedo: em entrevista à Antena Um e ao Negócios, o secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Rocha Andrade, garantiu que "estão a ser estudados mecanismos para tributar eficazmente o alojamento local".

Marcelo Rebelo de Sousa continua a sua visita aos Açores e ontem, num encontro na Casa Manuel de Arriaga, na Horta, disse ver semelhanças entre o seu mandato e o daquele que foi o primeiro Presidente da República português: “As semelhanças estarão, porventura, na forma como ele tentou conduzir o seu magistério presidencial, com paciência, com diálogo, com o estabelecimento de pontes". Logo que Marcelo tomou posse, Rui Ramos escreveu um ensaio no Observador sobre o tema com o título "O velho que inventou a Presidência da República".

A Arábia Saudita, o Bahrein, o Egito e os Emirados Árabes Unidos anunciaram este domingo o corte de relações diplomáticas e a suspensão de ligações aéreas e marítimas com o Catar. Estão em causa acusações de apoio a organizações terroristas, como o Estado Islâmico, e a aproximação do Catar ao Irão.

Um grupo de ativistas de extrema-direita, que se autoproclamam a filial europeia da alt-right norte-americana, reuniu 65 mil euros para “combater” os barcos que salvam os refugiados no Mediterrâneo. A campanha, intitulada Génération Identitaire, arrancou em maio.

Cristiano Ronaldo desistiu de discursar. Ontem à noite, durante as comemorações da 12.ª Liga dos Campeões para o Real Madrid, o jogador português queria agradecer aos adeptos mas foi sempre interrompido com gritos de "Cristiano, Bola de Ouro".

Sim, tudo indica que Ronaldo vai ganhar a quinta Bola de Ouro. Mas o fim de semana foi para esquecer para os jovens futebolistas portugueses afastados do Mundial sub-20. Na crónica do jogo dos quartos de final, o Bruno Roseiro escreve: "Não merecia Xande, que marcou aos 55 segundos. Não merecia Diogo Gonçalves, que fez uma obra de arte. Não merecia Portugal, que foi melhor. Mas o Uruguai é que ganhou a louca lotaria dos penáltis".


A nossa Opinião

Helena Matos escreve "António Costa vai de férias para onde? E vai sozinho?": "O senhorio, tal como o dono do café no tempo de Sócrates, representa aquilo que um marxista não pode tolerar: que alguém com pouco dinheiro crie um negócio".

Alexandre Homem Cristo escreve "Fazer dos alunos reféns": "Os professores são o elemento-chave da educação escolar. Mas acreditar que tudo o que interessa aos professores é interesse do sistema educativo (e dos alunos) é cair na falácia do discurso sindical".

João Carlos Espada escreve "O Apelo de Praga: Coligação para a Renovação Democrática": "O Apelo condena a tendência para anunciar o 'fim do Ocidente'. Flutuações políticas passageiras no interior das velhas democracias não alteram a aliança fundamental dos democratas e das democracias".

Vasco Pulido Valente escreve sobre Donald Trump: "Não basta dizer, como aliás aqui mesmo já disse, que Trump está, na prática, a promover um regresso ao isolacionismo. Convém saber do que se fala para não proclamar asneiras a título de revelações".

João Marques de Almeida escreve sobre Passos Coelho: "Por que carga de água Passos deverá dar atenção ao que dizem antigos líderes do PSD que foram derrotados e que fracassaram? Por definição, o sucesso não ouve o insucesso. Se ouvisse, não seria sucesso".

Alberto Gonçalves escreve sobre Passos Coelho: "Dada a doença da mulher de Pedro Passos Coelho, o estadista sisudo de um país convencional evitaria alusões desagradáveis. O dr. Costa, rosto da felicidade que nos caiu em cima, não o fez".


Os nossos Especiais

É um dos textos mais lidos do Observador durante o fim de semana: "Sexo na terceira idade: a moda dos bailaricos que acabam no 'quarto escuro'". A Rita Porto escreve que elas já não podem engravidar, eles usam comprimidos azuis e fazem sexo desprotegido - nos bailes, escondem-se doenças sexualmente transmissíveis.

Foi a força especial que entrou na guerra de Angola pelo ar. O livro "Os Páras em África 1961-1974" analisa as operações mais relevantes e a estratégia durante a guerra. O Observador pré-publica um excerto.


Notícias surpreendentes
Quer ser uma pessoa de bem? Aprenda com o Vilhena. Sim, com José Vilhena. Em 1959, o cartoonista português publicou (clandestinamente, claro) um pequeno "Manual de Etiqueta" com conselhos úteis para quem quer saber comportar-se em público. Leia os melhores aqui.

O projeto da pintora Maria Seruya chama-se "Velhas bonitonas" e é auto-explicativo. Como a própria explica à Raquel Salgueira Póvoas, o requisito para que as velhas imaginadas passem para o papel é o mesmo que usa como slogan para apresentar a série de retratos: as que “ousam ser quem querem, sem complexos nem culpas”. 

É agora ou nunca: hoje é o último dia para ver a exposição de Almada Negreiros na Gulbenkian - o horário é das 10h às 18h. Ontem, houve filas o dia todo.

Agora sim, tem toda a informação de que precisa para começar mais uma semana. Já sabe que vamos estar sempre aqui com as últimas novidades.
Até já!
7c12c9e4-c229-46e4-8a2d-bdf8107e82b5.png
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário