sexta-feira, 7 de julho de 2017

Recolhidos quase 500 cadáveres de animais mortos pelo fogo de Pedrógão

Resultado de imagem para Recolhidos quase 500 cadáveres de animais mortos pelo fogo de Pedrógão
Quase meio milhar de cadáveres de animais vitimados pelos fogos nos concelhos de Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos, Góis, Pampilhosa da Serra e Pedrogão Grande foram recolhidos pelas autoridades, um número que deverá aumentar, segundo dados oficiais.
Questionado pela agência Lusa, o Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural informou que a recolha dos cadáveres destes animais foi efetuada, com "caráter extraordinário", a pedido das autoridades locais de proteção civil, das autarquias ou dos próprios detentores.
Até quarta-feira, e de acordo com médicos veterinários que acompanham as autoridades municipais, foram efetuadas as recolhas de 477 cadáveres de animais vitimados pelos fogos.
A maior parte destes animais são suínos: 300 nos concelhos de Pedrógão Grande, seis em Castanheira de Pêra e quatro em Figueiró dos Vinhos.
Foram recolhidos 63 cadáveres de ovinos e caprinos e 20 de bovinos.
Apesar dos procedimentos de recolha e destruição dos cadáveres de animais que morreram na sequência dos incêndios serem levados a cabo pelos proprietários dos animais, sob supervisão dos médicos veterinários municipais, a eliminação dos cadáveres foi realizada pelo consórcio ETSA para ser removida "rapidamente os cadáveres dos animais dos locais onde ocorreram os incêndios e na impossibilidade dos detentores dos animais atingidos o efetuarem".
O Ministério da Agricultura acredita que estes dados "irão sofrer certamente alguma evolução, face ao número elevado de animais moribundos que poderão vir a morrer e ao número de cadáveres ainda não identificados nem localizados face à extensão das áreas atingidas pelos incêndios".

Fonte: JN/Lusa
Foto: Henriques da Cunha/Global Imagens

Nenhum comentário:

Postar um comentário