segunda-feira, 7 de agosto de 2017

QUARTEIRA | A FREGUESIA | O melhor espetáculo que passou por Quarteira voltou a tocar na alma dos quarteirenses


Fonte: PlanetAlgarve - Jornal Online

A Praça do Mar foi palco, na sexta-feira à noite, da reposição do espetáculo teatral que tinha encerrado o programa comemorativo do Centenário da Freguesia de Quarteira, em maio último. Estamos a falar do espetáculo “A Freguesia”, pelo Teatro do Eléctrico, que cruzou o passado da cidade com a sua atualidade, com vertentes que combinaram o Teatro Documental e o Teatro Musical, tocando na alma dos quarteirenses que mais uma vez encheram o recinto, notando-se igualmente a presença de imensos veraneantes, igualmente fascinados com a elevada qualidade do espetáculo.

Uma equipa de mais de 50 pessoas trabalhou para um espetáculo onde a Memória e a (Multi)Culturalidade de Quarteira estiveram em primeiro plano. O espetáculo contou com 15 atores em cena, uma orquestra de 14 elementos, vídeo-projeção de um cenário desenhado ao vivo, envolvendo também os artistas da terra Perigo Público e Isa de Brito, os Sinistro, de Lisboa e final apoteótico com espetáculo pirotécnico. A direção do projeto coube a Ricardo Neves-Neves, natural de Quarteira.

O espetáculo aconteceu na Praça do Mar onde vários palcos dispostos no espaço envolveram o público, criando uma dinâmica viva nas apresentações, num espetáculo sobre a Identidade, a Tradição e a Contemporaneidade.

Com a participação especial da atriz Maria João Luís, o elenco contou com o elenco Ana Valentim, Bruno Xavier, Catarina Rôlo Salgueiro, Elsa Galvão, Joana Almeida, Joana Campelo, Joana de Carvalho, Márcia Cardoso, Rafael Gomes, Rita Cruz, Rui Melo, Sílvia Figueiredo, Tadeu Faustino e Vítor Oliveira.

Destaque ainda para a presença dos irmãos gémeos atores Marco e Sérgio Delgado, este último responsável pela sonoplastia.

Este momento foi o culminar de um ano de comemorações em que se pretendeu recordar um século de História daquela que foi uma antiga vila piscatória e que é hoje uma cidade em franca expansão e um dos principais polos do turismo algarvio.

Dramaturgia e encenação RICARDO NEVES-NEVES

Assistência de dramaturgia e encenação JOSÉ LEITE

Elenco ANA VALENTIM, BRUNO XAVIER, CATARINA RÔLO SALGUEIRO, ELSA GALVÃO, JOANA ALMEIDA, JOANA CAMPELO, JOANA DE CARVALHO, MÁRCIA CARDOSO, RAFAEL GOMES, RITA CRUZ, RUI MELO, SÍLVIA FIGUEIREDO, TADEU FAUSTINO, VÍTOR OLIVEIRA com a participação especial de MARIA JOÃO LUÍS

Direção musical RITA NUNES

Orquestra 14 MÚSICOS

Sonoplastia SÉRGIO DELGADO

Participação ISA DE BRITO, PERIGO PÚBLICO e SINISTRO

Figurinos RAFAELA MAPRIL

Assistente de Figurinos ANA SABINO

Desenho Digital em Tempo Real ANTÓNIO JORGE GONÇALVES

Desenho de Luz ELDUPLO

Comunicação MAFALDA SIMÕES

Designer do Teatro do Eléctrico PEDRO FROIS MENESES

Segundos assistentes/estagiários ESAD DIOGO GUERRA, EMANUEL SANTOS, RAQUEL MENDES, VÂNIA DINIS

Uma co-produção CÂMARA MUNICIPAL DE LOULÉ e TEATRO DO ELÉCTRICO

O espetáculo foi transmitido em direto pelo PlanetAlgarve. Veja o vídeo AQUI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário