segunda-feira, 7 de agosto de 2017

360º - Os 11 grandes devedores da CGD: 5 estão falidos e 4 não pagam; fotos aéreas e dúvidas sobre o caso da Caparica; e confissões de Fernando Mendes

946629b0-05e0-4d31-a47b-080e2c165728.jpg

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia... 
... relatórios sobre o SIRESP mostram que o sistema colapsou em quase todas as urgências desde 2010. No dia em que deve ser conhecido o relatório sobre os problemas do sistema de segurança no fogo de Pedrógão Grande, o JN revela que já tinha falhado noutros incêndios, em tempestades, em visitas papais...

Contra o parecer do SEF, o governo alterou a lei de estrangeiros que permite legalizar mais emigrantes. Segundo o DNum estrangeiro só precisa de apresentar a “promessa de um contrato de trabalho” para garantir autorização de residência em Portugal, não precisando sequer de visto de entrada no país.

A reforma curricular vai ser testada este ano em várias escolas-piloto. Mas o Ministério da Educação não divulgou quais as escolas, públicas e privadas, onde isso vai acontecer, diz o i. Os pais protestam por a revelação só ser feita depois das matrículas.

Nos Mundiais de Atletismo de Londres, hoje é dia de finais do triplo salto feminino. A partir das 20h25, vamos estar a torcer por Patrícia Mamona e Susana Costa

Outra informação importante 

A lista dos grandes devedores da Caixa é um mistério que ninguém quer revelar. Mas pelo menos os devedores de alto risco são conhecidos. Entre os onze maiores, cinco estão em liquidação e os outros quatro não pagam. A Ana Suspiro diz quem são.
As dúvidas sobre o acidente com uma avioneta na praia da Caparica estão longe de estar explicadasPorque aterrou o piloto a favor do vento e não contra? Porque não aterrou na praia deserta da Cova do Vapor? E porque não amarou em vez de aterrar? Com fotos aéreas tiradas minutos depois da tragédia, o Alfredo Lavrador falou com vários especialistas sobre as questões fundamentais deste caso que fez duas mortes e traz novos dados sobre a aterragem fatal.

Marcelo Rebelo de Sousa voltou à zona do grande incêndio de Pedrógão Grande para apoiar uma iniciativa do Observador (60 mil euros para a reflorestação de Álvares). E deu boleia ao Rui Pedro Antunes e ao João Porfírio por entre as estradas por onde o fogo andou, para contar pela primeira vez o que viu naquela terrível noite de sábado, 17 junho, e como teve de afastar árvores e cabos para passar, enfrentado uma ordem da GNR. Na entrevista exclusiva, diz também o que fez desde aí e deixa mensagens ao governo, à ministra e à oposição.

Um levantamento militar na Venezuela foi travado pelo exército de Maduro, que lhe chamou mesmo em terrorismo. O golpe falhado acabou com dois mortos e vários detidos. Apesar da expulsão da Mercosul, da ameaça de sanções da UE e das críticas do próprio Papa, o presidente venezuelano não desarma: acusou os EUA a Colômbia pelo golpe e destituiu a procuradora-geral, uma das suas grandes opositoras

Por falar em sanções, a Coreia do Norte reagiu com ameaças às novas medidas aprovadas pela ONU. Apesar dos avisos internacionais (aos quais se juntou a China, que pede para Pyongyang acabar com as provocações), Kim Jon-un ameaçou responder aos EUA com "uma bola de fogo".

Por cá, nota para o habitual optimismo do Governo, apesar do crescimento da dívida. Segundo o ministro Vieira da Silva, em entrevista ao DN e à TSFas contribuições para a Segurança Social cresceram mais de sete por cento nos últimos dois meses, "um sinal de crescimento do emprego que já não acontecia há muito".

Marques Mendes acha que o PS não vai conseguir uma maioria absoluta, mas diz ao PSD e ao CDS para "refletirem antes que seja tarde".

Começou a nova temporada do futebol. O pontapé de saída na Liga foi dado pelo Sporting: a vitória frente ao Aves por 2-0mostrou que Gélson e os golos estão numa (boa) relação, como escreve o Tiago Palma na crónica do jogo e relembra o Bruno Roseiro a propósito dos primeiros marcadores do campeonato. FC Porto e Benfica só jogam quarta, mas este sábado o clube da Luz conquistou a sua sétima Supertaça, com um triunfo por 3-1 sobre o V. Guimarães. Destacou-se Raphinha e Luisão fez história: tornou-se o jogador com mais títulos de sempre no Benfica.

No futebol tenho de lhe dar nota ainda da nova campeã europeia de futebol feminino, a Holanda

Mas o fim de semana ficou definitivamente marcado pelo atletismo e pelo adeus de Usain Bolt ... com uma derrota. A foto histórica de sábado à noite é a da vénia, de joelhos na pista, que o americano Justin Gatlin fez ao jamaicano de 30 anos que reina(va) na velocidade. Gatlin ganhou (e foi atacado), Coleman foi segundo e Bolt só cruzou a meta em terceiro, mas o seu legado perdurará para sempre.

Os nossos especiais

Quis ser forcado, acabou futebolista. Fervia em pouca água, usou doping, meteu-se em coisas que não devia e não conta, e chegou a viver com cinco euros da reforma da mãe. No arranque da nova época de futebol, o Tiago Palma conduziu a entrevista de vida a Fernando Mendes, o único jogador que jogou nos cinco clubes campeões portugueses.

Ia chamar-se Mateus, quase morreu aos quatro meses e foi pai aos 19. Este é o mundo de Neymar, o sr. 222 milhões, contado pelo Bruno Roseiro. Entre nele e descubra as histórias menos conhecidas do protagonista da transferência mais cara de sempre no futebol.

A nossa opinião

  • Alexandre Homem Cristo escreve sobre o problema das matrículas: "Não faltam exemplos internacionais de soluções para as matrículas. Só que o nosso obstáculo de raiz não é a falta de alternativas; é mesmo a falta de vontade. Como se vê, isso não mudará tão depressa".
  • Helena Matos escreve sobre "O combate ao enorme problema": "Nos tempos em que se discutia como desenvolver Portugal dona Beatriz defendia a aposta na fileira do alterne. Sem desprimor o cluster do combate ao enorme problema parece-me o melhor negócio do país".
  • João Marques de Almeida escreve sobre a posição os partidos portugueses em relação à Venezuela. "Não basta fazer discursos eloquentes nas comemorações do 25 de Abril. O apoio do PCP e do BE ao regime Chavista não surpreende. Mas a indiferença do PS face ao que se passa na Venezuela é preocupante".
  • Alberto Gonçalves escreve sobre o "Portugal para os portugueses": "Portugal é para os portugueses, sobretudo portugueses da utilidade do sr. Xula e do dr. Medina. Logo que o turismo acabe a aventura da nação valente (e imortal) não terá limites, fora os da bancarrota".
Notícias surpreendentes
“1986” é a primeira série escrita por Nuno MarklUma história com 30 anos, “oitentista e urbana” mas sem DeLoreans. A Catarina Homem Marques foi aos bastidores ver muitas calças de bombazina, escutar Heróis do Mar e ouvir "Soares é fixe".

Baltimore é uma das cidades mais violentas dos EUA.Morrem dezenas de pessoas por mês. As famílias das vítimas decidiram avançar com uma iniciativa inédita: pedir para que em 3 dias por semana ninguém dispare uma arma.

Vamos às sugestões de férias? Eis então as 16 grandes novidades deste ano no Algarve restaurantes voltados para o mar e bares virados para o céu, conta a Ana Cristina Marques.

Nos livros há sempre aqueles com curiosidadesQue tal o que revela os significados dos sonhos? Parece que sonhar com avestruzes dá sorte, descobriu o Mauro Gonçalves.

Às vezes uma vírgula muda tudoJá aconteceu em testamentos, em leis e em juras de morte. Por isso aqui tem 5 bons motivos e dez regras para usar bem este sinal de pontuação. 

Viver no meio do lixo ou entre os mortosNão se assuste. Há quem o faça e seja feliz. São 19 cidades no mínimo peculiares nesta viagem estranha da Marta Leite Ferreira pelo mundo.

É hoje que o Observador vai estrear o seu Carpool Autárquicas, com Basílio Horta (candidato apoiado pelo PS em Sintra) no banco do pendura e com a Rita Tavares ao volante. Espere para ver e ler. E passe por cá para se manter sempre atualizado com a restante informação

Segunda-feira feliz (seja no trabalho ou em descanso)
 
a9932316-dfb0-4f1b-86c6-23f175ba1607.png
AUTÁRQUICAS 2017
O seu presidente de câmara fez alguma promessa que não cumpriu? Preencha o formulário para os jornalistas do Observador investigarem.
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário