quarta-feira, 6 de setembro de 2017

Posto de Turismo- Apresentação de candidatura

APRESENTADA CANDIDATURA A FUNDOS COMUNITÁRIOS PARA REQUALIFICAÇÃO ACESSÍVEL DO MUSEU ETNOGRÁFICO/POSTO DE TURISMO DA PRAIA DE MIRA
Resultado de imagem para Museu Etnográfico e Posto de Turismo da Praia de Mira
Sob o mote “Mira, um destino acessível – 1.ª fase – Reconversão do Museu Etnográfico e Posto de Turismo da Praia de Mira (MEPT)”, foi apresentada a candidatura para o financiamento do projeto de requalificação e conversão do MEPT numa infraestrutura acessível a pessoas com diversos tipos de deficiências e limitações. O projeto é composto por três intervenções: uma no exterior/envolvente do edifício, outra no interior do mesmo e uma terceira intervenção ao nível do discurso dispositivo e conteúdos do museu.
A candidatura agora apresentada representa um investimento de cerca de € 240.000,00 e foi apresentada junto do Turismo de Portugal e será financiada por fundos comunitários em 90%.
A intervenção no exterior do edificado pretende dotar o acesso ao Museu com meios que respeitem o DL 163/2006 de 8 de Agosto e dinamizar/requalificar esta zona urbana do lado poente da Barrinha da Praia de Mira, criando, assim, condições para a existência de um discurso expositivo que se possa voltar para o exterior, acessível a todos.
No que respeita à intervenção no interior do edifício está prevista a execução de casas de banho acessíveis (inexistentes na atualidade), elevador de acesso ao piso superior, bem como, a instalação de equipamentos essenciais à fruição do espaço por parte dos utentes com limitações de acesso.
Pretende-se dotar o edifício existente de instrumentos de resposta mais eficazes às necessidades humanas, tornando-o integrante e acessível a todos os utentes.
Esta proposta engloba-se numa aposta deste executivo em dinamizar o turismo no concelho, apostando na diversificação da oferta turística, para se poder chegar à maior diversidade de públicos possíveis.
A classificação de Mira como um destino acessível é um desígnio do Executivo para a estratégia do turismo no Município, alinhada com a estratégia regional definida pela entidade regional de turismo, o Turismo Centro de Portugal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário