quinta-feira, 10 de agosto de 2017

IF: Abrantes e Vila Real Em Grandes Dificuldades

Portugal Continental conta a esta hora com 12 incêndios ativos que mobilizam 2100 operacionais apoiados por aproxidamente 600 veículos.
Um dos que mais preocupam os bombeiros, é um incêndio que lavra Aldeia do Mato, Concelho de Abrantes, Distrito de Santarém desde as 18:14 e que tem neste momento cinco frentes. No local sente-se o vento forte que esta a criar muitas dificuldades aos operacionais.
Presentes no TO está o GRUATA 01 de Setúbal, o GRIF 01 de Portalegre, a BCIN de Castelo Branco, o GRIF 01 de Lisboa, o GRIF 02 de Lisboa, o GRIF de 01 Setúbal, o GRUATA 01 de Évora, o GRIF 01 de Beja e o GRIR 02 Portalegre.
A EN 547 encontra-se cortada, bem como a estrada que liga Abrantes a Sentieiras.
A situação é bastante difícil e avizinha-se uma noite complicada.
Em Ouca – Vagos – Aveiro um incêndio de grandes dimensões lavra nesta região, contando neste altura com 316 bombeiros apoiados por 90 viaturas, tendo como COS, o 2.º Comandante Operacional Distrital Aveiro.
O incêndio possui duas frentes ativas e bombeiros da região conta com a presença do GRIF 01 de Castelo Branco.
Houve necessidade de proceder à evacuação, há momentos, de duas aldeias. O incêndio está prestes a entrar no Distrito de Coimbra através do Concelho de Cantanhede.
A situação devera ficar resolvida durante a madrugada.
Em Paredes, Concelho de Vila Real existe um outro incêndio de grandes proporções que conta com a presença de 429 bombeiros apoiados por 119 viaturas, sendo o COS, o CODIS de Vila Real.
O incêndio tem duas frentes ativas e conta com o apoio do GRUATA 01 da FEB, com o GRUATA 01 do Porto, com o GRUATA 01 de Viseu, com o GRIF 01 de Braga e com o GRIF Bragança/Viseu.
Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil de Vila Real foi accionado as 21h26.
A Guarda Nacional Republicana já evacuou três aldeias e existe muito vento no local.
situação é complexa pelo que o sinistro poderá ter que esperar pelos inicio do dia para que os meios aereos possam operar.
Fonte: BPS

Nenhum comentário:

Postar um comentário