quarta-feira, 7 de fevereiro de 2018

Tratores assassinos matam cinco pessoas por mês

Tratores assassinos matam cinco pessoas por mês
Tem sido uma das maiores dores de cabeça das autoridades portuguesas, apesar das campanhas de sensibilização dos agentes do sector agrícola. A história repetiu-se em 2017. Os acidentes com tratores provocaram cinco mortos por mês, segundo dados obtidos pela Confagr.

A média dos acidentes envolve igualmente os últimos dados da GNR, num balanço dramático de 61 pessoas que perderam a vida ao volante destas viaturas.

Um dos fatores atribuídos para este fatídico desfecho está relacionado com a falta de proteção superior dos veículos, pois, em caso de acidente, os mesmo tombam e atingem gravemente os condutores. Entre 2013 e 2017, morreram em Portugal 358 pessoas em acidentes com tratores, o que para o secretário-geral da Confagri - Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agrícola de Portugal, Francisco Silva, "é uma fatalidade que seria evitável".

Resultado de imagem para Tratores assassinos matam cinco pessoas por mêsSegundo este responsável, o número elevado de mortes poderia não se registar "se a sociedade, em geral, e a comunidade agrícola, em particular, tomassem consciência desta problemática e assumissem o compromisso de mudar comportamentos, adotando uma atitude responsável, de forma a contribuir efetivamente para a diminuição da sinistralidade em ambiente agrícola".
A Confagri pretende assim insistir em sessões de esclarecimento como a que se vai realizar na sexta-feira, em Tabuaço.

"É urgente sensibilizar e contribuir para a formação dos agricultores, promovendo as boas práticas no exercício da profissão, para melhorar a segurança na utilização das máquinas e veículos", considera.

De acordo com o decreto-lei n.º 151/2017, de 07 de Dezembro, é obrigatório que todos os condutores de tratores da categoria 2 e 3, para além da habilitação legal para conduzir, tenham formação adequada para a operação com veículos agrícolas.
RTP / Lusa

Nenhum comentário:

Postar um comentário