quinta-feira, 12 de julho de 2018

360º - E se as matrículas nas escolas fossem sorteadas? PSP quer fechar esquadras por falta de polícias. Imagens mostram os rapazes sedados na gruta

1f18a31b-169f-4c1c-9561-f6107ac70d9a.jpg

360º

Por Miguel Pinheiro, Diretor Executivo
Bom dia!
Enquanto dormia...
Foi divulgado o primeiro vídeo dos rapazes tailandeses no hospital. As crianças aparecem com máscaras cirúrgicas, protegidas atrás de um vidro. Veja aqui.
 
Outro vídeo impressionante: começam a ser conhecidas algumas imagens do resgate. Os rapazes surgem a ser levados em macas pela gruta, depois de terem sido sedados para evitar ataques de pânico.
 
Como é que os 13 se mantiveram quentes enquanto esperavam que alguém os encontrasse? Agora já se sabe: o treinador pediu-lhes que escavassem um túnel de cinco metrospara ficarem mais abrigados.

Em Mae Sai, há um ponto em que todos estão de acordo: “Isto não pode acontecer outra vez”. É a reportagem da enviada especial do Observador, Cátia Bruno.
 
 
Mais informação importante

Depois dos hospitais e das escolas, a polícia: a Direção Nacional da PSP propõe ao Governo fechar algumas esquadras para ter mais agentes na rua. Como conta um comandante, há esquadras onde “são dois homens agarrados a uma parede”.

A Ordem dos Enfermeiros alerta o Ministério da Saúde para suicídios entre a classe. Num documento enviado a Adalberto Campos Fernandes, é manifestada preocupação com a falta de enfermeiros no Hospital de São João e lembra-se que este ano já se suicidaram quatro profissionais.

Afinal, agora é que se vai descobrir quanto dinheiro está em causa: da reunião do Ministério da Educação com os professores saiu a criação de uma comissão técnica para perceber quanto custa o descongelamento das carreiras. As negociações são retomadas em Setembro, mas o ministro, diz o Público, admitiu a recuperação de “um tempo de serviço mais alargado” do que o previsto na proposta inicial do Governo

Algumas escolas abriram hoje à meia-noite para afixar as notas dos exames. Daqui a pouco, no Observador, vai ter todos os pormenores sobre os resultados das avaliações deste ano.
 
As inscrições nas escolas sempre provocaram polémica - a maior delas foi por causa das moradas falsas. E as regras que existem, mesmo depois das mudanças introduzidas este ano, provocam uma enorme segregação social. A solução para alguns destes problemas pode ser surpreendente: e se as matrículas nas escolas fossem sorteadas? Alexandre Homem Cristo relata as experiências internacionais e mostra os números em mais um Ensaio do Observador.

Augusto Santos Silva defende que uma nova "geringonça", depois das eleições, exige um “nível de comprometimento superior” ao atual, especialmente na política externa e europeia. PCP e BE devem ter adorado ler a entrevista que o ministro dos Negócios Estrangeiros dá hoje à Renascença e ao Público.
 
Armando Vara perdeu um recurso no Tribunal Constitucional, no âmbito do caso Face Oculta. Mas, claro, ainda é possível os advogados fazerem mais qualquer coisa: vai ser apresentada uma reclamação junto do plenário do Constitucional. A prisão de Vara pode ter de esperar pela decisão de recursos de outros arguidos.

As detenções de membros do grupo Hells Angels avançou ontem por medo de confrontos com rivais na concentração de motards de Faro. A Unidade Nacional Contra Terrorismo da Polícia Judiciária já seguia o grupo de perto há algum tempo.

Trump levou um número para a cimeira da NATO: os outros países vão ter de investir 4% do PIB em Defesa até 2024.
 
Há mais notícias do Sporting:

Novidades do Mundial

A Croácia venceu a Inglaterra por 2-1 no prolongamento e vai juntar-se à França na final. Na crónica do jogo, o Bruno Roseiro escreve que "o fôlego pode faltar mas a Croácia tem um coração que chega e sobra, provando que é maior do que Modric e Rakitic". Desta vez, foi Mandzukic quem pagou a rodada.

Mario Mandzukic, que marcou o golo da vitória croata aos 109 minutos, vai agora ser colega de Ronaldo na Juventus. Em Itália, fez 129 golos em três épocas.

Inglaterra falhou a final mas fica na história - e promete voltar. Que geração é esta que fez os ingleses acreditarem outra vez que era possível vencer? A Maria Béu fala dos jogadores um a um.

Ainda sobre o jogo da Croácia contra a Rússia, que deu acesso à meia-final de ontem, há um vídeo que vale a pena verAs imagens mostram um quartel de bombeiros onde todos estão a assistir à marcação dos penáltis. Mesmo em cima do momento decisivo, toca o alarme e eles nem hesitam: levantam-se de imediato para sair e perdem o penálti que resolveu o jogo.

Bruno Vieira Amaral​ escreve sobre o Inglaterra-Croácia na sua crónica diária e fala daqueles momentos em que não ter um plano também é um plano.


Os nossos Especiais
 
A Housers, plataforma de financiamento colaborativo para empréstimos imobiliários, captou 1,5 milhões de euros de investidores portugueses. O David Almas dá sete razões para não investir nestes projetos imobiliários.
 
 
A nossa Opinião

Helena Garrido​ escreve "Afinal não há dinheiro": "Algumas pessoas começaram agora a perceber os custos das decisões orçamentais tomadas nos últimos dois anos. Até o Governo já tem de explicar que, afinal, não há dinheiro para tudo".

Filomena Martins​ escreve "Costa devia ir à Tailândia. E aprender várias lições": "O que aconteceu na Tailândia não foi um milagre. Foi uma operação altamente profissional. Já por cá continuaremos sempre à espera que os deuses nos acudam. Por isso, Costa podia passar por Chiang Rai".

Paulo Tunhas​ escreve "Imigração, sofrimento e submissão": "O que preocupa é o total desrespeito pelos sentimentos partilhados em faixas em muitos casos maioritárias de várias populações europeias que sentem a ameaça da destruição do seu modo habitual de viver".


Notícias surpreendentes
 
Hoje estreia “Amar Pablo, Odiar Escobar”, com Javier Bardem e Penélope Cruz, sobre uma jornalista que teve um caso com o líder do cartel de Medellín. Eurico de Barros dá-lhe três estrelas.​
 
Há mais dois filmes para ver esta semana. “No Coração da Escuridão” é o novo filme de Paul Schrader, com Ethan Hawke e Amanda Seyfried; “Arranha-Céus” é um blockbuster desmesurado e absurdo com Dwayne Johnson.
 
Ontem, em Cascais, David Byrne baralhou as contas. No EDP Cool Jazz houve um concerto ou uma peça de teatro? Seja como for, foi muito bom. O Gonçalo Correia dá-lhe quatro estrelas.

Vem aí o Alive e há seis concertos que não pode perder no primeiro dia. Veja aqui quais são.
 
Está na época e, por isso, dizemos-lhe quais são as frutas e legumes a comer em julho. Da melancia à groselha, passando pelo melão e a ameixa.
 
Já sabe que foi lançado o Observador Premium, o novo programa de assinaturas do Observador. Pode saber aqui tudo sobre a forma de funcionamento das subscrições.
Até já!
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa


Nenhum comentário:

Postar um comentário