sábado, 14 de julho de 2018

Algarve, Costa Dourada e sofás na Terra Santa

Fugas
P
 
 
  Sandra Silva Costa  


O Verão anda meio envergonhado, é verdade, mas nem por isso pára o calendário ou se adiam as férias. Vai daí, estará meio Portugal a suspirar pelo Algarve, onde a promessa de dias mais quentes e água do mar a condizer se leva mais a sério. Se é o seu caso, são para si as nossas primeiras linhas. Em Silves, o José Augusto Moreira foi experimentar a fama da Marisqueira Rui e ficou com o proveito todo. No Carvoeiro, foi a Teresa Sofia Serafim que se deliciou com as vistas que se obtêm do restaurado Hotel Tivoli. Siga para Sul, não se vai arrepender.

Quem está mais ao Centro, tem sempre a hipótese de ir deslizar pelas águas da ria de Aveiro. Gaivinha é um barco que se move a energia solar e que consegue chegar a canais e esteiros menos conhecidos da laguna. A Maria José Santana já embarcou, na companhia de biólogos da universidade local, e levanta a ponta do véu sobre o que conseguiu avistar. Ajuste os binóculos e boa viagem.

É também de viagens que fala o protagonista da semana. Tomás de Mello Breyner é um professor que junta ioga e meditação à natureza da Comporta. Numa cabana com vista para os arrozais, contou à Susana Pinheiro como foi buscar inspiração à Índia e ao México. Ora espreite.

De Espanha chega-nos a sugestão do Sousa Ribeiro, que andou a descobrir as praias da Costa Dourada. As opções são mais que muitas, pelo que resumi-las numa frase ou duas não é muito prático: tire as suas próprias conclusões.

Deixei para o fim o relato de uma viagem muito especial. Em Abril, o Tiago Carrasco andou por Israel, com a namorada e a filha de ambos, de 15 meses. Foi um mês intenso, de sofá em sofá: por uma questão de orçamento, optaram pelo couchsurfing e a experiência não poderia ter sido mais fascinante. De Jerusalém a Telavive, passando por Hebron, Nablus, Ramallah e Belém, regressou com esta certeza: “Os judeus e os árabes são dos povos mais solidários para os visitantes. Só falta que o sejam uns com os outros.” Vale a pena ler, vá por mim.

Estamos conversados por hoje. Volto para a semana, à hora do costume. Entretanto, vá passando por aqui, temos sempre boas propostas para si. Boas viagens!
____________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário