quarta-feira, 4 de julho de 2018

O calor, a água e o colaboracionismo

P
 
 
Enquanto Dormia
 
Diogo Queiroz de Andrade, Director adjunto
 
Olá bom dia.
Começamos com duas notícias que se relacionam facilmente: o calor vai finalmente chegar - e a campanha da direção geral de saúde para promover a água arranca hoje, mesmo a tempo da vaga de calor.
Há uma obra inédita de José Saramago para lançar nas celebrações dos 20 anos do Nobel. Será o Último Caderno de Lanzarote, que foi encontrado no computador do autor.
Se por acaso conhece algum jovem a estudar na universidade, esta notícia não será uma surpresa absoluta: são os pais que cobrem mais de metade dos custos dos estudantes do ensino superior. Este estudo tem dados reveladores sobre o perfil do estudante na Europa.
Já se começam a ver os sinais pré-eleitorais, com os partidos a tomar posições: O PCP está a endurecer o discurso; e do lado do governo já se procuram evitar choques com os parceiros, pelo que as alterações das leis laborais vão ficar guardadas para quando se discutir o orçamento de 2019.

Ficam quatro notas rápidas:
- no Oeste, a CP já é conhecida como Camionetas de Portugal, graças às constantes falhas de serviço que obrigam a optar por transporte rodoviário.
- o ministro do Ambiente prometeu uma verba de 30 milhões à Madeira no rescaldo dos incêndios de 2016, mas agora diz que só pode gastar metade da verba prometida;
- Angela Merkel cedeu na questão da imigração e aceitou construir centros de trânsito na fronteira, de forma a salvar o seu governo;
- no Mundial de futebol, a Inglaterra lá se livrou da maldição dos penaltis e seguiu em frente para os quartos de final.

E quatro leituras mais longas:
- uma interessante história sobre longevidade, graças a um estudo publicado na revista Science que demonstrou que o mais difícil é chegar aos 105 anos, a partir daí o risco de morte por causa da idade abranda;
- a complicada discussão sobre como completar o milagre e resgatar os rapazes presos numa gruta na Tailândia;
- o lançamento de uma discussão que vai marcar o dia de amanhã no Parlamento Europeu, quando se discutir uma polémica proposta de direitos de autor nas plataformas digitais;
- e uma parábola sobre o colaboracionismo é a que se conta na revelação de que a filha de Himmler colaborou com os espiões alemães depois da guerra, comprovando, se preciso fosse, que a vida dá muitas voltas.
Também já se sabe que Manuel Carvalho será o próximo diretor do Público. Vamos continuar, como sempre, aqui à sua espera. Até já.

Nenhum comentário:

Postar um comentário