quarta-feira, 4 de julho de 2018

360º- Como o chumbo das PPP pode custar centenas de milhões; o milagre que será salvar os rapazes presos na gruta da Tailândia; e Ronaldo e a Juventus

946629b0-05e0-4d31-a47b-080e2c165728.jpg

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia... 
... a Marinha Real Tailandesa divulgou um novo vídeo dos 12 jovens presos numa gruta que os mostra saudáveisSorriem, dizem o que comeram e já sabem que está a tentar ser montada uma linha telefónica para falarem com a família.
Mas salvar os rapazes e o professor presos na gruta inundada será um "milagre". É duro de ouvir, mas um dos grandes especialistas em mergulho diz isso mesmo em entrevista ao Observador: "Não está em causa apenas ensinar a mergulhar um grupo de crianças que não sabe nadar; trata-se de ensiná-las a fazer o tipo de mergulho mais difícil que existe".

Os mergulhadores têm três alternativas para fazer o salvamento. Nenhuma é perfeita; nenhuma dá garantias. E pode demorar meses. E apesar de já terem existido outros casos de salvamentos em grutas, nenhum parece ter sido tão complicado.

Duas jovens foram ontem à noite atingidas a tiro em OdivelasO crime foi cometido por um antigo caçador, que era conhecido na vizinhança por ser conflituoso e foi levado para interrogatório pela PJ.
A ONU denunciou que a Síria continua sem responder às questões sobre o seu programa de armas químicas.

O Estado Islâmico anunciou a morte de um dos cinco filhos do seu líder, Al-Baghdadi.
 

 
Outra informação relevante 
O chumbo do Tribunal de Contas pode custar centenas de milhões aos cofres públicos. É uma trapalhada jurídica que ameaça fazer cair como peças de dominó o resultado da mais complexa e longa renegociação de contratos entre Estado e privados. A notícia e respectiva explicação é da Ana Suspiro. 

Parte da polémica está desfeitaAs Finanças já deram instruções para não serem cobradas mais multas aos contribuintes que não aderiram ao ViaCTT. Falta saber o que vai acontecer aos que entretanto pagaram entre 5o e 250 euros. 

Nem PSG, nem Manchester, nem China. Parece cada vez mais possível a transferência de Cristiano Ronaldo do Real para a Juventus. Um programa de televisão garantiu ontem que o clube espanhol aceitou vender o avançado português por cem milhões. As reações (e os memes) multiplicaram-se na Internet.

No Sporting, Sousa Cintra admitiu que Bruno Fernandes e Podence podem ficar no Sporting. O mesmo deverá acontecer a outros jogadores que rescindiram, mas Gelson não será um deles. Cintra confirmou ainda que a alternativa a Peseiro para treinador era o francês Guen e que espera receber 18 milhões por Patrício. Já a comissão de gestão do clube anunciou uma auditoria forense às contas do clube, que está com dívidas de 40 milhões a fornecedores.

Ora aí está o que se esperava. Depois dos sindicatos dos professores pedirem, o Ministério da Educação aceitou recebê-los para novas negociações. O ministro fala em manifestação de boa-fé, a Fenprof continua a falar de inflexibilidade e vai usar como forma de pressão um estudo que encomendou sobre o burnout na classe docente a uma investigadora que já escreveu sobre o PCP.  

Mas as coisas não estão fáceis noutras áreas da Educação: ontem Costa viu um grupo de investigadores virar-lhe as costas enquanto discursava.

E os estudantes portugueses são dos que mais dependem das famílias no ensino superiorO maior problema é mesmo a habitação e a alimentação, segundo o estudo do Eurostudent, avançado pelo Público.​

E como vai a 'geringonça'? Costa diz que está para durar, mas sem "eleitoralismos". Catarina Martins pede "cabeça fria" ao PS na lei laboral; e Jerónimo deixa aviso de que o PCP não está a "falar sozinho". Marcelo, esse, quer um acordo antes de promulgar o OE.

Pelo menos quer Marcelo, quer Teodora Cardosodesvalorizaram a subida da dívida pública.

E houve acordo com as autarquias: a descentralização vai valer-lhes 889,7 milhões, um reforço de 10%.

Quantos aos casos de Justiça nos serviços públicos, desta vez tocou à ADSEA PJ fez buscas no gabinete do presidente da ADSE por suspeitas de corrupção.

Foi recusado o estatuto de feridos graves a 52 vítimas dos incêndios do ano passado após as respectivas períciasE por isso não vão ter direito a indemnizações. A notícia é da TSF.
Afinal, a carta de Donald Trump a exigir mais compromissos aos aliados da NATO não chegou a Portugal. A notícia do New York Times foi desmentida pelas fontes diplomáticas portuguesas.
Público já tem um novo director: será Manuel Carvalho, um "homem da casa", depois da administração justificar a demissão da direção anterior.
 


No Mundial...

... ficaram ontem definidos os quartos-de-final que começam esta sexta-feira. A Inglaterra ultrapassou a maldição dos penáltis graças ao ex-sportinguista Eric Dier, que converteu a grande penalidade final que eliminou a Colômbia; já a Suécia deixou pelo caminho a favorita Suíça, num jogo tipo xanax, como lhe chama o Bruno Vieira Amaral na crónica.

quadro completo, sem muitos dos favoritos, que ficaram pelo caminhocomeça com um Uruguai-França e um Brasil-Bélgica, na sexta, e termina com um Suécia-Inglaterra e um Rússia-Inglaterra no sábado. A antevisão, mas também os canais onde pode ver os jogos, está aqui. 
 


Os nossos Especiais 
Acabar com a dívida tarifária, baixar o preço da luz em 2019, estimular as renováveis, procurar reduzir os impostos nos combustíveis. São estes os objectivos definidos pelo secretário de Estado da Energia em entrevista à Ana Suspiro. Mais um: “Os portugueses têm o dever e a obrigação de saber se o país tem petróleo".
Numa outra onda bem diferente, a investigadora em psicologia Alison Darcy, fundou uma app que quer ajudar quem sofre de depressão. E numa conversa com a Ana Pimentel explica porquê: “A nossa saúde mental nunca esteve tão perturbada como agora”​


A nossa opinião

  • Miguel Pinheiro escreve sobre Santana Lopes:"Santana percebeu que existe um flagrante vazio na política portuguesa: não há um partido que represente, com convicção e gosto, um eleitorado conservador nos costumes. E que queira ser o anti-BE".
  • Luís Aguiar-Conraria escreve sobre o processo Tutti Frutti: "Estudo feito na Universidade do Minho mostra que empresas que têm contratos com câmaras de um dado partido têm uma muito maior probabilidade de conseguir outros contratos com câmaras do mesmo partido".
  • Maria João Marques escreve sobre o caso Madonna: "Temos uma EMEL pidesca e uma falta de estacionamento atroz nas zonas antigas de Lisboa, sem que a CML se preocupe em dar solução aos residentes. Mas disse aparentemente Fernando Medina não quer saber".
  • José Milhazes escreve sobre o que se pode esperar da cimeira Trump-Putin: "Putin precisa deste encontro como de “pão para a boca”, pois poderá ajudá-lo a sair do isolamento a Ocidente e Trump de vitórias diplomáticas para satisfazer o seu ego e ganhar as eleições intercalares".
     

Notícias surpreendentes 
José Avillez não pára. O seu Mini Bar está quase a chegar ao Porto e tem novidades na carta.
Vai ser publicado um livro inédito de Saramago. É o diário de 1998, o ano em que ganhou o Nobel da Literatur​a.

O Reino Unido ensaia a operação de reação à morte da rainha Isabel II. Como será o dia seguinte? A operação secreta chama-se "London Bridge"

Depois da polémica do dentista norte-americano que matou o leão mais famoso do Zimbabué, há uma nova foto polémica a correr na InternetUma caçadora tirou uma fotografia com uma girafa morta e a chuva de críticas não pára de crescer. (aviso que a imagem pode de facto afectar os mais sensíveis e que a publico para que possa servir para pôr fim a este tipo de caça)

Feito o resumo do essencial das notícias, vamos mantê-lo informado de tudo o que continuar a acontecer no Observador. E não deixe também de conhecer o nosso novo programa de assinaturas, o Observador Premium

Boa quarta-feira (e não se irrite se saiu de casa de chapéu de chuva, o calor volta já amanhã)


Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2018 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário