segunda-feira, 10 de setembro de 2018

360º - As mulheres chegam ao poder nas grandes empresas: família, mérito ou quotas? Todos falam do árbitro português que irritou Serena Williams

1f18a31b-169f-4c1c-9561-f6107ac70d9a.jpg

360º

Por Miguel Pinheiro, Diretor Executivo
Bom dia!
Enquanto dormia...
Na Suécia, a extrema-direita não ficou em segundo lugar, como previam algumas sondagens — mas ficou em terceiro, sendo o partido que mais cresceu. Os blocos à esquerda e à direita acabaram praticamente empatados, o que quer dizer que alguém vai ter que se aliar ao lado contrário.

O árbitro português da final do US Open foi insultado por Serena Williams (que acabou multada em 17 mil dólares) e está agora em todos os jornais. O The New York Times fez o perfil de Carlos Ramos. Descreveu-o como "firme" e lembrou outros momentos de tensão com os melhores tenistas do mundo.

O Observador já entrevistou Carlos Ramos sobre a sua carreira e o árbitro falou sobre o mau feitio de alguns jogadores, lembrando que "os tenistas são exigentes, mas não há aquela coisa de simularem penáltis, como no futebol, os jogadores são justos". Pode reler a conversa aqui.

Ainda no US Open: Djokovic venceu Del Potro e conquistou o 14.º ‘major’ da sua carreira.


Mais informação importante

“Os gatunos chegaram à guerra e estava fechada, aproveitaram para levar o que levaram.” Rui Rio atacou o governo no caso Tancos usando um sketch de Raul Solnado sobre um militar que chega à guerra quando ela ainda não tinha aberto. No discurso de encerramento da Universidade de Verão do PSD, aproveitou ainda o tema para criticar dois dos seus alvos habituais:
  • O Ministério Público, por estar supostamente a ser lento na investigação ao caso. Segundo ele, é uma crítica “politicamente e conjunturalmente menos correta” por causa da discussão sobre a permanência de Joana Marques Vidal;
  • E a comunicação social, por este tema alegadamente não estar na "agenda política dos grandes meios de comunicação" (seja isso o que for).

O ministro da Defesa ficou incomodado com o discurso de Rio. No Facebook, Azeredo Lopes acusou o líder do PSD de estar a tentar "partidarizar" o Exército.

Jerónimo de Sousa já afinou o discurso de campanha para as eleições do próximo ano: se o PS ficar sozinho, regressará à sua natureza de partido de direita. Na Festa do Avante, o líder do PCP descreveu assim os sucessos da geringonça: "Muito do que se avançou começou por ter a oposição ou a resistência do PS". (Houve mais coisas na Festa do Avante e o José Pedro Mozos, que esteve lá, escreve sobre as duas vidas dentro do PCP.)

No CDS, a rentrée foi feita com insufláveis, pinturas faciais e pipocas. E com a ambição de ser a única alternativa ao PS (ou seja: esqueçam o PSD). Será um excesso? O Pedro Benevides faz a análise dos desejos dos centristas.

Há três mestrados portugueses em gestão no ranking mundial do Financial Times: Universidade Católica, Nova SBE e ISCTE. A Nova está ainda no top 10 mundial de mestrados em Gestão Internacional.

O Fisco vai começar a cobrar aos membros das ordens profissionais as dívidas que têm por quotas em atraso. A Ordem dos Advogados espera recuperar 7 milhões desta forma e a Ordem dos Contabilistas Certificados 1 milhão. A notícia é do Negócios.

Em 2017, o Parlamento aprovou uma resolução que incluía 11 medidas para diminuir o peso das mochilas escolares. Nenhuma foi aplicada, escreve o JN.

Depois do esfaqueamento de Bolsonaro, a violência e o fim do ódio político foram dois dos temas do terceiro debate entre candidatos à presidência do Brasil, ontem à noite. Também se falou, claro, de corrupção.

Como foi o dia 1 de Frederico Varandas como presidente do Sporting? Dormiu pouco, falou com Peseiro e com elementos do futebol, foi ao andebol, teve a cerimónia de investidura em Alvalade e passou pela Sporting TV. O Bruno Roseiro conta os detalhes das primeiras horas.


Os nossos Especiais

Há mulheres no topo de três dos maiores grupos nacionais. Sucedem a empresários carismáticos — Belmiro de Azevedo, Américo Amorim e Pedro Queiroz Pereira —, mas há mais casos. Elas estão a chegar, devagar e com a ajuda de quotas. Mas também há talento, como escreve a Ana Suspiro no nosso Especial sobre o tema.

O que é que a Igreja está (mesmo) a fazer para acabar com os abusos sexuais? Há um anúncio de tolerância zero, uma comissão de especialistas, melhor formação para os padres e sistemas de alerta. Será suficiente? O João Francisco Gomes foi procurar a resposta.


A nossa Opinião

José Manuel Fernandes escreve "Por este caminho não me levam. Não há boas ideias quando há tiques autoritários": "Deixei passar semanas, depois meses. Mas não posso mais ignorar o problema: temos um líder da oposição que mais depressa se fará um populista autoritário do que um estadista com ideias para o seu país".

Luís Rosa escreve "Proteger os ‘nossos’ — ou defender o país?": "Um certo PS jacobino nunca desistiu de tentar controlar o MP como um contra-freio aos desvios dos políticos. Esse PS, contudo, ainda não percebeu que o tempo dos PGR 'de confiança' já passou".

Alexandre Homem Cristo escreve "A escola não é para ciganos?": "O caso da cigana cujo abandono escolar uma juíza autorizou é sobre uma miúda a quem cortaram horizontes. Mas é também um aviso contra a discriminação do Estado e um alerta: a escola não chega a todos".

João Carlos Espada escreve "Agora, até na Suécia!…":"Os factos estão a revelar as trágicas consequências da dicotomia infeliz entre internacionalismo desenfreado e nacionalismo desenfreado. Já é mais do que tempo para recusar esse tribalismo primitivo".

Manuel Villaverde Cabral escreve "O Brasil a ferro e fogo": "Desde as manifestações de 2013 contra a governação PT que assistimos à politização da violência e, desde o afastamento de Dilma em 2016, à crescente violência verbal e até física na luta política".


Notícias surpreendentes

O Lux faz 20 anos e, antes da festa, inaugura no dia 12 uma exposição com fragmentos da sua história. Para preparar tudo isso, o Mauro Gonçalves conta as (muitas) memórias do lugar que nunca foi uma discoteca.

O novo jogo do Homem-Aranha, Nuno Markl em direto e imenso cosplay. Agora que o Comic Con acabou, o Manuel Pestana Machado resume tudo o que se passou em 7 pontos.

Quem também esteve na Comic Con foi Marcos Bessa, a quem chamam "o Ronaldo da LEGO". O português que desenha muitos dos conjuntos da marca ficou a conversar com o Gonçalo Correia.

Chega agora a Portugal "Estrela solitária", a biografia de Garrincha. Ruy Castro esteve anos a investigar a vida do futebolista brasileiro e, em entrevista com Rui Miguel Tovar, conta que “Garrincha era um génio sem noção dessa genialidade”.

Já sabe que foi lançado o Observador Premium, o novo programa de assinaturas do Observador. Pode saber aqui tudo sobre a forma de funcionamento das subscrições.
Até já!
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2018 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário