segunda-feira, 3 de dezembro de 2018

360º- Agora foi aqui ao lado: a extrema-direita entrou em Espanha pelo parlamento da Andaluzia; e como Xi Jinping controla 1,4 mil milhões de chineses

946629b0-05e0-4d31-a47b-080e2c165728.jpg

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia... 
... a extrema-direita entrou em Espanha através do Parlamento da Andaluzia com o movimento Vox a eleger 12 deputados. Sim, agora aconteceu aqui mesmo ao lado. Apesar de ter vencido, o PSOE, de Susana Diaz, teve os piores resultados de sempre do socialismo andaluz e não tem quaisquer hipóteses de coligações para conseguir governar. Já PP, Ciudadanos e Vox somam uma maioria absoluta, podendo formar um governo regional de direita

É uma mudança história que vai mexer com o governo central de Pedro Sánchez. No El Mundo fala-se em terramoto político, no El Español apontam-se culpas à forma complacente como Sánchez tem tratado a Catalunha, o ABC questiona mesmo se poderá haver um efeito dominó para a política espanhola e o The Guardian lembra que desde Franco que a extrema-direita não tinha este poder.

O presidente chinês chega amanhã a Portugal para uma visita (muito intensa) de dois dias. O líder comunista será recebido em Belém, em São Bento e na Assembleia da República, e assinará 19 acordos bilaterais que vão da cultura à ciência e da agroindústria ao comércio.

Xi Jinping chega com uma vitória no bolsoA de ter conseguido 90 dias de tréguas (ou de suspensão da guerra, conforme a leitura) nas relações comerciais com os EUA, depois de um jantar com Donald Trump no final da cimeira do G20. 

Mas e na China, como é vista a liderança do presidente que recebemos (depois de João Lourenço) com tantos salamaleques perante os investimentos chineses existentes em Portugal?  Segundo Maya Wang, da Human Rights Watch, a repressão "disparou" com Xi Jinping. Em entrevista ao João de Almeida Duas, ela conta como o governo chinês controla 1,4 mil milhões de pessoas.


Outra informação relevante 
A França procura respostas para os protestos do movimento dos 'coletes amarelos' depois da manifestação de sábado que deixou Paris no estado que estas fotos mostram e que acabou com 133 feridos e 412 detidos. Emmanuel Macron foi ontem ver os estragos até ao Arco do Triunfo, mas foi vaiado e não fez declarações, apesar da oposição já pedir eleições antecipadas. O presidente francês quer diálogo e pediu ao governo que se reunisse com os protestantes.


O Governo ordenou à Inspeção Geral da Administração Interna que abrisse um inquérito ao caso dos dez recrutas violentamente agredidos num curso de formação da GNR. Os recrutas terão sofrido graves lesões ao serem espancados por um formador durante o módulo de “bastão extensível”: alguns perderam os sentidos e um deles ficou em risco de ficar sem visão. A própria GNR também quer apurar o que se passou em Portalegre.
Na política caseira, três pontos a destacar. Na sua análise semanal, Marques Mendes criticou a falta de ideias da oposição no debate e aprovação do Orçamento, mas também avisou António Costa que se não conseguir maioria absoluta só "dura dois anos" e que a "arrogância" deste governo pode pôr tudo em causa. Antes, a Aliança, de Santana Lopes, tinha apresentado Paulo Sande, um assessor de Marcelo, como candidato às eleições europeias de 2019. E não deixa de ser importante a entrada de Rui Rio no Twitter com o slogan "Estou aqui por Portugal".
O Papa Francisco vai voltar a Portugal em 2022 para as Jornadas Mundiais da JuventudeO anúncio oficial contudo só será feito no Panamá, nas próximas Jornadas, que decorrem de 23 a 27 de janeiro... pelo próprio. Foi uma fuga de informação que estragou a surpresa e já está a causar mal-estar na Igreja e na Presidência, conta o JN (sem link).
O Qatar decidiu abandonar a OPEP. É o primeiro país do Médio Oriente a fazê-lo, acontece quando as relações com os países vizinhos azedam cada vez mais, mas o país garante que é uma decisão "estratégica" e sem motivações políticas. Apenas a prioridade passa do petróleo para o gás.

Uma má notícia para os lisboetas (habitantes, trabalhadores e visitantes)Toda a cidade terá estacionamento a pagar em 2020, avança o Jornal de Negócios.

E uma boa notícia para as escolas de negócios nacionais. Segundo o ranking do Financial Times, Portugal mantém quatro entre as 95 melhores da Europa, com a Católica Lisbon School of Business & Economics a manter-se como a melhor e a ISCTE Business School a subir 17 posições.

No desporto, há várias notícias importantes, que não será fácil resumi-las todasComecemos pela I Liga, onde o FC Porto conseguiu manter a liderança com um golo de Hernâni no último segundo dos descontos, no derby portuense com o Boavista. O título da crónica do Bruno Roseiro é revelador do que se passou: "No reino do “isto não é nada”, houve uma estrela quando foram com tudo". Já depois do fim, houve expulsões e muitas acusações.

No sorteio da fase de qualificação para o Campeonato da Europa de 2020, Portugal não se pode queixar. Ficou no grupo B, com Ucrânia, Sérvia, Lituânia e Luxemburgo. A defesa do título começa em casa com os ucranianos e termina no Luxemburgo (que é quase em casa também). Pode conferir todos os alinhamentos, mas fica já um spoiler: a fava Alemanha, que ninguém quer, tocou à Holanda.

Há mais duas notas, que têm mesmo de ser dadas. Uma para a vitória de Portugal no campeonato da Europa de andebol em cadeira de rodas; e outra para o triunfo de Rosa Mota, aos 60 anos, na mini-maratona de Macau, três décadas depois do ouro de Seul (só porque "não lhe apeteceu ficar apenas a ver os outros correr").
Volto ao futebol, não só porque o Sporting fecha hoje a jornada em Vila do Conde com o Rio Ave, mas porque houve mais desenvolvimentos no caso das agressões na Academia. Fernando Mendes, o ex-líder da Juventude Leonina, veio culpar, desde a prisão, Bruno de Carvalho de mandar a claque"apertar" os jogadores. O ex-presidente respondeu dizendo que tinha a "credibilidade de um drogado alcoólico". Mas Jesus também garante que BdC mentiu em tribunal, porque foi ele quem mandou mudar a hora do treino, diz em entrevista ao CM.

E há ainda Ronaldo, que apesar de ser muito, mas muito, improvável, pode ganhar hoje a sua sexta Bola de Ouro. Não é favorito, mas continua a marcar na Juventus e seria ele o vencedor se o France Football levasse em conta o perfil-tipo criado pelo Estudo do Observatório do Futebol da Universidade Europeia.

Haveria mito mais de desporto para contar, mas há mais coisas importantes no mundo. Como o Brexit, que não sai das notícias, nem dá descanso a Theresa MayOs trabalhistas ponderam agora uma moção de censura se o Parlamento britânico rejeitar o acordo.


Os nossos Especiais


A nossa opinião
  • Alexandre Homem Cristo escreve "O Estado não é solução": "Não há nada que o Estado possa ou deva fazer para salvar grupos de comunicação social que não souberam adaptar-se aos tempos, se penduraram no poder político, perderam leitores e se tornaram obsoletos". 
  • Luís Rosa escreve "Sócrates e a intervenção do Estado nos media": "A construção de um novo modelo económico para os media só pode passar pelo mercado e pelos privados. O lucro é a melhor defesa da independência obrigatória do jornalismo. Não há outra solução".
  • João Carlos Espada escreve "A China, o Ocidente e o silêncio entre nós": "Recordando a pergunta de Churchill em 1938: Não temos nós uma ideologia própria na liberdade, numa Constituição liberal, no governo democrático e parlamentar, na Magna Carta e na Petição de Direitos?".
  • Diana Soller escreve "Direito Internacional Russo":"Tanto a Rússia como a Ucrânia usam como argumento principal a violação das normas do Direito Internacional pelo rival. Ambas têm razão. Só que Moscovo e Kiev estão a falar de coisas muito diferentes".
  • Telmo Azevedo Fernandes escreve "Capitalismo bom, Capitalismo mau": "Sempre que alguma entidade estatal tem por missão a protecção do consumidor, fico seriamente desconfiado se o resultado não será antes menor criação de riqueza e mais rendas para interesses instalados".
  • Helena Matos escreve "Uma proposta absolutamente populista": "Chegou a hora dos contribuintes mostrarem quem paga isto tudo. Os juízes fazem greve. Os professores fazem greve. Os enfermeiros fazem greve. Só os contribuintes nunca fizeram greve. Porquê?".
  • João Marques de Almeida escreve "Há 378 anos voltámos a ser Portugal": "A nossa independência nacional é tão antiga, uma das mais antigas na Europa, e muitas vezes os portugueses dão-na como adquirida. É um erro. Nada de importante deve ser tratado como se fosse adquirido".
  • Inês Domingues escreve "Um Orçamento incompetente, uma legislatura perdida": "Para as empresas, o Governo felicita-se da estabilidade fiscal, mas o que isso significa é que estas pagam a taxa de IRC mais elevada depois de França e a carga fiscal que suportam não para de crescer".
  • Alberto Gonçalves escreve "Os diários da República": "Nos “media” tradicionais sobram somente a cegueira, que os impede de perceber as causas da sua agonia, e a obediência, que os leva a apoiar os esforços para aplicar rédea curta à devassidão da "net"".
  • P. Gonçalo Portocarrero de Almada escreve "As mulheres e o poder na Igreja": "Muito antes da sociedade civil permitir que as mulheres exercessem cargos de chefia, já a Igreja lhes reconhecia o direito de gerirem instituições religiosas".
Notícias surpreendentes 
Rui Veloso volta ao Coliseu de Lisboa no próximo sábado. Mas não foi só sobre esse espectáculo de que ele falou com o Gonçalo Correia. Contou o dia em que Amália (sem 'dona') lhe pediu uma canção, falou da necessidade de "um Uber dos concertos" e ainda se revelou emocional: “Há canções em que me vejo à rasca, não sei se chore se cante” .
Sete anos depois de "O Retorno", Dulce Maria Cardoso tem um novo livro"Eliete" fala sobre a vida normal, a de antes e a de agora, ao mesmo tempo que reflete sobre a identidade. A Rita Cipriano falou com ela.
Há mais de 10 anos que Inês Meneses e Júlio Machado Vaz falam na rádio sobre o amor. O programa transformou-se em livro e o livro numa entrevista da Ana Cristina Marques a quem eles deixaram um alerta geral: “Passamos pelo amor como o Alfa passa por apeadeiros”.
Portugal ganhou 17 prémios atribuídos pelos World Travel Awards. Num resultado histórico, Portugal é o “Melhor Destino do Mundo” (outra vez) e Lisboa a “Melhor Cidade Destino”

Além de toda a informação do dia, o Observador tem uma nova revista Observador Lifestyle nas bancas que não pode perder. E não deixe de conhecer também o nosso programa de assinaturas, o Observador Premium

Boa segunda-feira e boa semana
(se era um dos fãs da série Alô Alô, sabe certamente a importância do quadro "The Fallen Madonna with the Big Boobies" que René e a resistência francesa escondia — a todo o custo — dos nazis. Pois bem, acaba de ser vendido por quase 17 mil euros)
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
ObservadorEleito melhor jornal generalista 2018
©2018 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário