segunda-feira, 3 de dezembro de 2018

15 anos | VMER do Hospital de Guimarães

vmerguimaraes
Viatura já tem contabilizadas mais de 26 mil ocorrências.
A viatura médica de emergência e reanimação (VMER) do Hospital da Senhora da Oliveira Guimarães (Hospital de Guimarães) completa 15 anos de existência. Até ao momento, tem contabilizadas mais de 26 mil ocorrências, muitas delas com mais de uma vítima. Conta com um quadro de 20 médicos e 20 enfermeiros e uma taxa de operacionalidade de 100% nestes 15 anos, sem nunca ter ficado um único turno inoperacional por falta de tripulação médico/enfermeiro.
A VMER é um veículo de intervenção pré-hospitalar constituído por uma equipa de médicos e enfermeiros com formação específica em assistência pré-hospitalar ministrada pelo Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM). Tem por objetivo o transporte rápido de uma equipa médica ao local onde se encontra o doente.
Esta equipa, constituída por médico e enfermeiro, dispõe de equipamento para o Suporte Avançado de Vida em situações do foro médico ou traumatológico, presta socorro no local de ocorrência e, caso se justifique, o transporte assistido das vítimas para o hospital. Apenas é acionada em situações cujos critérios assim o justifiquem, atuando na dependência direta do Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU), ou seja, é o este que define se há ou não necessidade da equipa se dirigir para o local da ocorrência.
A sua área de atuação assenta predominantemente nos concelhos de Guimarães, Fafe, Vizela, Cabeceiras de Basto e Mondim de Basto, operando também em áreas limítrofes de Felgueiras, Famalicão, Santo Tirso e Celorico de Basto. Atua ainda em complementaridade às VMER de Famalicão, Braga, Barcelos, Vale do Sousa e Vila Real.
Ao longo dos anos deu resposta a ocorrências das mais diversas áreas da mancha geográfica Gerês – Trofa e Barcelos – Ribeira de Pena/Vila Pouca de Aguiar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário