segunda-feira, 3 de dezembro de 2018

Vacinação contra o HPV

Cobertura vacinal do vírus do papiloma humano supera 90% no Algarve.
No âmbito das comemorações do décimo aniversário da integração da vacinação contra o vírus do papiloma humano (HPV) no Programa Nacional de Vacinação (PNV), assinalado pela Direção-Geral da Saúde (DGS) a 5 de novembro, a Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve congratula-se pela boa adesão das raparigas e suas famílias à vacinação e que se reflete nas taxas de cobertura vacinal atualmente conseguidas, nomeadamente de cerca de 90% para a primeira dose e de 80% a 85% para a segunda dose.
No encontro comemorativo, organizado pela DGS e que contou com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, foi salientado e louvado o trabalho desenvolvido pelos profissionais de saúde ao longo destes 10 anos, sem o qual não teria sido possível alcançar estes resultados.
A vacinação contra o vírus do papiloma humano, responsável por uma das infeções de transmissão sexual mais comuns em todo o mundo, iniciou-se em outubro de 2008, com a administração de três doses às raparigas com 13 anos de idade.
A vacina destina-se especificamente à prevenção de lesões pré-cancerosas e cancro do colo do útero e ainda da vulva, vagina e ânus. Previne ainda as verrugas genitais associadas aos genótipos contidos na vacina.
O cancro do colo do útero é o segundo tipo de cancro mais frequente na mulher e, em quase 100% dos casos, está relacionado com uma infeção anterior por vírus do papiloma humano.

Em janeiro de 2009 iniciou-se simultaneamente uma campanha nacional de vacinação destinada às jovens nascidas em 1992, 1993 e 1994, e que foram vacinadas respetivamente em 2009, 2010 e 2011. A vacina utilizada era uma vacina quadrivalente (HPV4), que conferia proteção contra quatro serotipos do vírus, dois dos quais os mais associados ao cancro do colo do útero.
Em 2014, a vacina HPV passou a ser recomendada no âmbito do PNV às raparigas dos 10 aos 13 anos de idade e num esquema de duas doses.
Entretanto, a evolução tecnológica, permitiu colocar no mercado uma vacina HPV nonavalente (HPV9), que passou a conferir proteção contra nove serotipos do vírus, o que aumentou a proteção para cerca de 90% dos tipos de vírus do papiloma humano associados ao cancro do colo do útero e contra outros cancros anogenitais.
A vacina HPV9 foi introduzida em 2017 no PNV para administração às raparigas de dez anos de idade, de forma a otimizar o seu grau de proteção.
A vacinação contra o vírus do papiloma humano e o rastreio regular do cancro do colo do útero em todas as mulheres permitem prevenir e intervir precocemente no desenvolvimento do cancro do colo do útero.

Um comentário:

  1. Olá, sou Marcelo Paes Costa Junior e sou do Rio, no Brasil. Deixe-me dar este testemunho ao público sobre um grande médico herbalista que me ajudou com minha própria doença. Eu tinha HIV / AIDS há mais de 5 anos e estava quase no final da minha vida devido à aparência da minha pele. Tudo o que tenho em mente é desistir, porque a vida não me interessa mais. Uma noite, minha irmã correu para mim e encontrou um médico na internet capaz de curar o HIV / AIDS. Eu nem estava interessado porque nunca acreditei. Ela me ajudou em tudo o que o médico pediu, preencheu o formulário de tratamento para mim e até usou seu próprio dinheiro para obter o remédio para mim. Durante uma semana de uso do medicamento, comecei a ficar mais forte, meu sangue começou a fluir normalmente 4 a 5 dias depois, começo a ganhar peso, antes da 3ª semana, meu corpo começou a se desenvolver, minha pele começou a subir. Depois de um mês, fiz o teste de HIV e o resultado foi negativo. Estou tão feliz que posso dizer que não sou um paciente de HIV / Aids novamente. Se você tem HIV / AID ou Hepatite, Herpes ou HPV ou doenças da artéria coronária ou qualquer doença, entre em contato com o Dr.O.Water. Seu e-mail é: DRWATERHIVCURECENTRE@GMAIL.COM e seu número do whatsapp é: +2349050205019. Desejo-lhe boa sorte nisso, Deus abençoe a todos. eu tenho um grupo de saúde no twitter, siga-me @ Marcelocostapa2 e entre no meu grupo de saúde para que possamos compartilhar informações, criar conscientização e ajudar outras pessoas. Você também pode me enviar um email para marcelocostajunior1967@gmail.com

    ResponderExcluir