sexta-feira, 18 de janeiro de 2019

360º- Vencedores e vencidos do "impeachment" (falhado) a Rio e leitura (rápida) da longa noite de 11 horas; e já há novas tabelas de IRS

946629b0-05e0-4d31-a47b-080e2c165728.jpg

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia... 
... Rui Rio conseguiu fazer aprovar a moção de confiança à sua direcção política no PSD com 25 votos de vantagem e relegitimou a liderança no partido. Com habilidade política, e em maratona, venceu os críticos e capitalizou apoios para o ano eleitoral.
Outra informação relevante 
Não foram os e-mails roubados ao Benfica, foi uma denúncia do fundo de investimentos Doyen Sports que tramou o hacker português do Football Leaks. O Pedro Rainho conta como Rui Pinto tentou extorquir milhões ao fundo (algo que ele nega) para não divulgar contratos de jogadores, o que lançou a PJ numa investigação que acabou agora com a detenção do pirata informático em Budapeste. 

Hoje, quando for presente a um juiz, Rui Pinto tentará evitar a extradição para Portugal, onde seguramente será questionado sobre os outros casos que o envolvem. Ontem confirmou ser o hacker do Football Leaks dizendo-se um amante de futebol “indignado com práticas criminosas”. Está a ser defendido pelos advogados de Edward Snowden.

Duarte Lima ganhou (pelo menos) mais uns dias antes de ser detidoInterpôs recurso para o plenário do Tribunal Constitucional e suspendeu a ida para a prisão evitando começar a cumprir a pena de seis anos de prisão a que foi condenado no caso BPN/Homeland.

Já Armando Vara é o preso 49 da prisão de Évora (Sócrates era o 44) e está numa das três celas da ala femininaNestes primeiros dias ainda não partilha o recreio com os outros presidiários e está sob vigilância médica diz o CM.

Até tu PCP? Uma reportagem da TVI avançou que o genro de Jerónimo de Sousa fez contratos por ajuste direto de mais de 150 mil euros com câmara comunista de Loures. O partido veio apenas dizer que a reportagem é "uma abjeta peça de anticomunismo".

Já são conhecidas as novas tabelas de IRS para 2019. Segundo o Correio da Manhãa retenção mensal desce nos escalões mais baixos e para os pensionistas com descendentes. Pode consultá-las no Diário da República e fazer as suas contas.

O Governo afastou o presidente do Hospital de Santa Maria. E há mais 15 administrações hospitalares em risco de serem substituídas


Mas há mais um greve agendadaos trabalhadores da Soflusa vão voltar a parar nos dias 28 de janeiro e 4 de fevereiropara reivindicar a progressão de carreiras, complicando as ligações fluviais Barreiro-Lisboa.

Uma boa notícia: as despesas de natação vão contar para as deduções de saúde. Agora a parte má: têm de cumprir três condições.

Por falar em coisas más: um estudo da Global Teacher Prizediz que só 1% dos portugueses quer ser professor.

Há cada vez mais homens vítimas de abusos sexuaisO número de denúncias duplicou num ano na associação Quebrar o Silêncio. Muitos só revelam o que se passou 20 ou 30 anos depois, escreve o Público.



Em Málaga, continuam a ser escavados os túneis para tentar retirar o bebé de dois anos do poço onde caiuAs dificuldades do terreno têm atrasado as operações. Ontem os familiares e o dono do terreno onde estava o buraco prestaram declarações à Guardia Civil. Hoje deve arrancar o plano final: eis o que já foi feito e o que ainda falta fazer para chegar até Julen, preso a 70 metros de profundidade.


Nos EUA, por causa do shutdown (e como vingançazinha), Trump travou duas viagens de Nancy Pelosias visitas da presidente da câmara de representantes a Bruxelas e ao Afeganistão. E também não se fará representar na conferência de Davos.

Ainda nos Estados Unidos e sobre o muro de Trump que levou a esta paralisaçãoo número de crianças detidas na fronteira com o México pode ser muito maior do que o inicialmente reportado.

Os nossos Especiais

A "Monarquia do Norte", que faz agora 100 anos, foi o tema do Conversas à Quinta desta semana. José Manuel Fernandes, Jaime Gama e Jaime Nogueira Pinto debateram a mais bem conseguida das revoltas monárquicas, cuja derrota representou o fim definitivo das aspirações à restauração da causa real em Portugal. 

A nossa opinião
  • Rui Ramos escreve "Porque é que Rui Rio ganhou e vai perder": "Porque é que Rui Rio vai perder? Por este pormenor: a manobra de António Costa resultou de uma bipolarização do debate político, notória desde a Guerra do Iraque (2003) e a Grande Recessão (2008)".
  • José Crespo de Carvalho escreve "Faltam 70 mil novos fogos em Portugal? Não me parece": "O país não precisa de 60/70 mil novos fogos ou habitação nova, tout court. Muito menos sem uma explicação sobre o que se pretende, onde e para quê. Não com 500.000 a um milhão de fogos por aproveitar".
  • Inês Domingos escreve "2019 no mundo e em Portugal": "Vinte anos depois do calendário, passada a crise, 2019 é o ano em que política, social e economicamente entramos realmente no novo século. Este Governo está aflitivamente impreparado para o enfrentar".
  • José Miguel Pinto dos Santos escreve "Pegar o touro pelos cornos": "Não deixa de ser irónico que as potências por detrás da intransigência doutrinária da Comissão Baleeira Internacional sejam as mesmas que, no século 19, exigiram ao Japão que lhes abrisse os portos..."
Notícias surpreendentes 
No Havai, a luta por terras herdadas de um português conta com a ajuda dos milhões de Mark Zuckerberg. O dono do Facebook comprou uma propriedade e não quer ter vários vizinhos ao seu lado. O problema é que o açoriano Manuel Rapozo deixou quatro parcelas daquela terra a 300 descendentes. Zuckerberg quer que só um fique com elas.

O futebol masculino ainda está longe de aceitar bem as mulheres. Que o diga Imke Wübbenhorst, técnica dos alemães do BV Cloppenburg, que teve de ouvir um jornalista perguntar-lhe o que fazia antes de entrar no balneário. Ela respondeu à altura: "Sou uma profissional. Escolho a minha equipa com base no tamanho do pénis”.

A nobreza da nova cerâmica portuguesa pode ser considerada arte ou design. Pode ser decorativa ou utilitária. O Mauro Gonçalves visitou seis ateliês que mostram como agora se trabalha o barro.

O príncipe Philip saiu ileso de um aparatoso acidente de automóvel. Aos 97 anos, o marido da rainha Isabel II conduzia um Range Rover, que capotou perto da residência privada da monarca britânica, mas não sofreu qualquer ferimento.

Além de toda a informação do dia, o Observador tem uma nova revista Observador Lifestyle nas bancas que não pode perder. E não deixe de conhecer também o nosso programa de assinaturas, o Observador Premium


Boa sexta-feira e bom fim-de-semana
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
ObservadorEleito melhor jornal generalista 2018
©2019 Observador On Time, S.A.
Rua João Saraiva, n. 7, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário