sexta-feira, 18 de janeiro de 2019

Enfermeiros suspendem greve nos blocos operatórios até novas negociações a 30 de Janeiro

A greve dos enfermeiros em blocos operatórios vai manter-se suspensa até 30 de Janeiro, dia em que haverá nova uma reunião negocial entre os sindicatos e o Governo.
Resultado de imagem para Enfermeiros suspendem greve nos blocos operatórios até novas negociações a 30 de Janeiro
No final de uma reunião de cerca de quatro horas no Ministério da Saúde, os representantes dos sindicatos que convocaram a "greve cirúrgica" disseram aos jornalistas que há margem para continuar a negociar, adiantando que está garantida a criação de uma carreira com três categorias, incluindo a de especialista.
A greve, convocada pela Associação Sindical Portuguesa dos Enfermeiros (ASPE) e pelo Sindicato Democrático dos Enfermeiros de Portugal (Sindepor), deveria ter começado na passada segunda-feira, mas foi suspensa até hoje para se esperar pelo resultado da reunião, onde estiveram a ministra da Saúde, Marta Temido, e a secretária de Estado do Emprego e Administração Pública, Maria de Fátima Fonseca, em representação do Ministério das Finanças.
As duas estruturas sindicais têm prevista uma nova greve em vários blocos operatórios do país até ao final de fevereiro, tendo sido reunido um fundo em donativos de mais de 420 mil euros numa plataforma ‘online’ para financiar a paralisação.
Antes do encontro com ASPE e Sindepor, o Governo esteve reunido com o Sindicato dos Enfermeiros Portugueses, que decidiu manter uma greve de quatro dias na próxima semana, depois de o Ministério da Saúde ter imposto hoje unilateralmente o “encerramento abrupto” do processo negocial, segundo fonte sindical.
Lusa

Nenhum comentário:

Postar um comentário