quarta-feira, 23 de janeiro de 2019

Evento na área da Inteligência Artificial leva ao IPCA criadores internacionais


Escola de Inverno em Inteligência Artificial no IPCA
Evento leva ao IPCA Éric Jacopin, o criador do jogo F.E.A.R

A Escola Superior de Tecnologia (EST) do IPCA, organiza a 3ª edição da Escola de Inverno em Inteligência Artificial para Jogos, nos dias 14 e 15 de fevereiro.

O evento pretende formar os participantes na área da inteligência artificial, com um foco específico na área do desenvolvimento de jogos, organizado por uma escola que é pioneira na criação de um curso de Engenharia em Desenvolvimento de Jogos Digitais, e mestrado na mesma área.

Durante os dois dias, através de várias sessões, os diferentes oradores vão fazer sessões expositivas e de discussão sobre algoritmos, abordagens e resultados obtidos no uso de Inteligência Artificial em Jogos. Alberto Simões, Diretor do Curso da Licenciatura em Engenharia de Sistemas Informáticos e organizador do evento, adiantou que estão planeadas ainda “sessões com exercícios e experiências para que os participantes possam colocar as mãos na massa, e perceber a aplicabilidade dos métodos referidos”.

A 1ª edição da escola decorreu em 2016, numa organização conjunta com a Associação Portuguesa para a Inteligência Artificial (APPIA), sendo que o sucesso desta edição levou a EST a organizar este evento anualmente.

Este ano, com a 3ª edição pretende-se uma escola mais dinâmica e apelativa, como refere Alberto Simões: “Temos mais oradores, sessões mais pequenas e bem definidas e esperamos que esta mudança torne o evento mais dinâmico. A própria diversidade de oradores vai permitir diferentes formas de ver os problemas, diferentes áreas de aplicação dos mesmos métodos”.

Éric Jacopin é um dos oradores mais aguardados, docente de uma academia militar francesa, tem trabalhado com várias empresas de desenvolvimento de jogos com títulos bem conhecidos, como F.E.A.R. (considerado o jogo com melhor inteligência artificial), Killzone 3, Transformers 3: Fall of Cybertron, Shadow of Mordor e Rise of the Tomb Raider. Tem trabalhado numa área pouco divulgada, denominada de Planning Analytics, usada para análise de tática e planeamento.

Marco Scirea, vem falar na geração procedimental de som e música, um assunto totalmente novo na escola. Por sua vez, Rui Prada e Samuel Mascarenhas vão apresentar a framework para a criação de personagens - FAtiMA Toolkit, que vai ser alvo de uso pelos participantes da escola.

Gustavo Reis, especialista em Programação Avançada e Inteligência Artificial e Luís Teófilo, especialista na Teoria dos Jogos juntam-se aos restantes oradores nestes dois dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário