segunda-feira, 25 de fevereiro de 2019

Colheitas de sangue para Março no Posto Fixo da ADASCA em Aveiro




O sangue é constituído por uma parte líquida, o plasma, onde se encontram suspensas células sanguíneas como os glóbulos vermelhos, responsáveis pelo transporte de oxigénio e as plaquetas que actuam quando há uma hemorragia.

Só o organismo humano tem a capacidade de produzir estes elementos, pelo que só é possível obtê-los através da dádiva benévola do cidadão saudável, com mais de 18 anos e peso superior a 50 kg.

Dar sangue requer a inscrição como dador, responder a um questionário confidencial que será analisado na consulta médica e ser submetido a um exame clínico, com o objectivo de preservar a saúde do dador e a de quem recebe o sangue. Uma vez aprovado como dador, o enfermeiro procede aos ensinos sobre como é feita a dádiva, os cuidados a ter depois da dádiva e realiza, em conjunto, a colheita de sangue propriamente dita e a colheita de sangue para as análises. Os resultados destas análises permitem aferir sobre a saúde do dador e são-lhe enviados respeitando a confidencialidade dos mesmos.

Existem duas formas de dar sangue: a dádiva de sangue total e a dádiva por aférese. A dádiva de sangue total é a mais habitual. Neste tipo de dádiva são colhidos cerca de 450 ml de sangue que contêm todos os componentes sanguíneos. Posteriormente, num sector específico de separação de componentes, a unidade de sangue total é processada e separada em plasma, plaquetas e glóbulos vermelhos, com remoção dos glóbulos brancos, com a máxima segurança e qualidade.

Para se poder ser dador por aférese, é necessário ter efectuado, pelo menos duas dádivas de sangue total sem que tenha ocorrido qualquer tipo de reacção adversa. Se o dador reunir as condições necessárias para a dádiva por aférese, esta será agendada em função da sua disponibilidade, uma vez que é um tipo de dádiva mais demorada que a anterior. A colheita por aférese é feita com a ajuda de um equipamento automático designado de separador celular, que se programa de acordo com as características físicas e resultado das análises do dador assim como do componente sanguíneo a colher. À medida que o sangue passa pelo equipamento, o separador colhe o componente seleccionado, devolvendo os restantes ao dador. Como é apenas colhido um componente específico na dádiva por aférese, não é necessário processamento laboratorial posterior.

Quando se dá sangue o organismo humano tem a capacidade de o produzir novamente sem prejuízo para a saúde, não havendo qualquer tipo de habituação ou obrigação de continuar a fazê-lo.

Se dá sangue, de forma regular, é possível usufruir da isenção de pagamento de taxas moderadoras no Serviço Nacional de Saúde.

Quando se dá sangue pode-se ajudar alguém a viver! Para dar sangue pode dirigir-se:

 Ao posto Fixo da ADASCA, localizado no Mercado Municipal de Santiago, 1º. Piso, Rua de Ovar (Bairro Social de Santiago). 

As sessões de colheitas decorrem todas as 4ª.s Feiras entre as 15 horas e as 19:30 horas, todos os sábados das 9 horas às 13 horas.

Ainda no site www.adasca.pt 

Nenhum comentário:

Postar um comentário