segunda-feira, 25 de fevereiro de 2019

360º- Óscares: a surpresa Green Book e a confirmação de Roma entre detalhes, brilhos e política; e mais promessas que medidas do Vaticano sobre abusos

946629b0-05e0-4d31-a47b-080e2c165728.jpg

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia... 
... houve apenas uma surpresa digna desse nome na noite dos Óscares: "Green Book" foi eleito o melhor filme, numa cerimónia que distinguiu "Roma" e o streaming da Netflix. O filme que retrata a amizade improvável entre um pianista afro-americano e um segurança italiano ganhou a principal estatueta, mas foi Alfonso Cuáron o melhor realizador e quem mais subiu ao palco.
Outra informação relevante 
O Papa fechou a cimeira histórica sobre abusos sexuais na Igreja prometendo levar todos os abusadores à Justiça e considerando-os "instrumentos do Diabo". D. Manuel Clemente disse mesmo que Portugal adotará as novas propostas já em Abril. Mas o João Francisco Gomes, que esteve estes dias no Vaticano, olhou para as oito ideias apresentadas por Francisco e concluiu que deste encontro inédito sairam muitas promessas, mas poucas medidas concretas

O Brexit deve ser adiado (pelo menos) dois meses ou acontecer mesmo só em 2021. Devido a uma fuga de Bruxelas ficou a saber-se que Theresa May terá pedido mais tempo para acertar os novos planos com a União Europeia e já marcou nova discussão sobre o tema para dia 12 no parlamento britânico.

Os resultados do referendo à Constituição em Cuba só devem ser conhecidos esta tardeNuma votação em que presidente fez questão de dizer que estava em casa também o apoio à Venezuela de Maduro, as poucas novidades vão para a admissão da propriedade privada e a abertura ao investimento estrangeiro, já que o país se mantém de partido único e o reconhecimento do casamento gay foi adiado. E mesmo se tudo for aprovado, as mudanças não serão nada fáceis.

Ora na Venezuela, Juan Guaidó deixou já a opção de uma intervenção militar que a UE rejeita para tirar Maduro do poder sobre a mesa e hoje vai encontrar-se com o vice dos EUA depois da falhada tentativa de entrada de ajuda humanitária no país. Os confrontos de sábado nas fronteiras com o Brasil e a Colômbia fizeram 4 mortos, houve deserções militares, mas nem o concerto Aid Live com a sua presença mediática valeram de alguma coisa ao autoprolamado presidente venezuelano. O João de Almeida Dias explica porquê.

Há mais um sentença polémica do juiz Neto Moura. Em outubro do ano passado, conta o Públicoretirou a pulseira eletrónica a um agressor condenado por violência doméstica que estava proibido de se aproximar da vítima.

As respostas aos pedidos de reforma estão a demorar um ano. As queixas sobre os atrasos nas respostas às pensões da Segurança Social, enviados à Provedoria de Justiça, aumentaram 3,5 vezes em relação a 2017, escreve também o Público. O Correio da Manhã acrescenta entretanto que o Fundo de pensões perdeu 18,6 milhões de euros.


Apesar de tudo, o jogo online continua a crescer. No ano passado, os portugueses gastaram uma média de 6,7 milhões de euros por dia em apostas e jogos de fortuna ou azar na internet, segundo as contas do Jornal de Negócios.

O presidente da Câmara de Pedrógão Grande negou qualquer irregularidade com os donativos para as vítimas dos fogosDeu uma conferência de imprensa para explicar que a autarquia apenas cedeu espaços para guardar os bens angariados, mas recusou responder à TVI, onde passou a reportagem que denunciou a situação.

O Governo anunciou que vai retomar as negociações com os enfermeiros e com os professores (apesar de dizer que recusa ultimatos). Marques Mendes acha que o recuo nos enfermeiros, depois do que Costa disse da paralisação cirúrgica, mostra que o primeiro-ministro está “assustado com as sondagens”.
 
Em tempo de campanha eleitoral (que vai durar até outubro), Rui Rio veio finalmente criticar as relações familiares no Governo (que aumentaram com a remodelação). Mas o líder do PSD usou uma notícia com dois anos, a do presidente do Azerbaijão que nomeou a mulher sua "vice", dando a entender que era recente: “Parece que a moda está a pegar”.

A política caseira animou-se também no fim-de-semana com o regresso de Passos Coelho. O ex-primeiro-ministro criticou os cortes do Governo na Saúde e na Educação e o PS apressou-se a atacá-lo por “torcer para que as coisas corram mal”. Passos terá sido também o culpado da queda do BES, segundo uma petição que Ricardo Salgado apresentou no Tribunal do Comércio de Lisboa (aqui Rio saiu-se bem com a frase "é preciso ter lata).

Sem o futebol em destaque em Portugal (o Benfica e o Sporting jogam apenas esta noite), a nota de maior destaque vai para a final da Taça de Inglaterra. Com a vitória do Manchester City frente ao Chelsea nos penáltis, Bernardo Silva somou o oitavo título da carreira: mas o que marcou mesmo o jogo foi a recusa do guarda-redes Kepa ser substituído, o que provou um ataque de fúria a Sarri, que o ia substituir. Já em Itália, a Juventus ganhou (à justa) ao Bolonha, graças a mais um passe de Ronaldo e o Mónaco está a contar com a metamorfose de Gelson.

Os nossos Especiais

Como lidar com o envelhecimento dos nossos pais? Em entrevista à Ana Cristina Marques, a socióloga Maria José Núncio explica como tratar de um tema complicado, numa altura em que nunca vivemos até tão tarde e ao mesmo tempo nunca tentámos disfarçar tanto e nunca tivemos tanto medo da velhice: “Temos vergonha de envelhecer. Não queremos mostrar aos outros que estamos a perder valor”, diz ela.


A nossa opinião
  • Alexandre Homem Cristo escreve "Uma frente de esquerda neoliberal": "Quem, há anos, afirmava que não existia alternativa (a famosa TINA, «there is no alternative») à contenção orçamental pode à época ter perdido o debate público, mas ganhou agora a disputa na realidade."
  • Luís Rosa escreve "Os geringonços monárquicos": "Mariana não tem independência para criticar uma lei do seu pai, tal como Cabrita não é imparcial para analisar normas da sua mulher Ana Paula. Há um conflito de interesses que só Costa é que não vê".
  • Manuel Villaverde Cabral escreve "Equidade de género": "Em princípio estas diferenças terão tendência a esbater-se tanto mais rapidamente quanto os cursos universitários recebem hoje mais alunas do que alunos. É uma questão de tempo mas demorará sempre".
  • Leal da Costa escreve "O Tempo e o Modo": "O tempo é, acima de tudo, o modo como é usado. A Ordem dos Médicos faz bem quando propõe orientações sobre os tempos mínimos de atendimento em consulta. Falta suportá-los com mais evidência".
  • Helena Matos escreve "Bem-vindos à ditadura do sem": "Sem sexo. Sem glúten. Sem lactose. Sem nomes. Sem carne. Sem peixe. Sem pai nem mãe. Sem gorduras. Sem cor... Aterrados com o sermos a “favor de” transformámos o quotidiano numa casa de pânico".
  • João Marques de Almeida escreve "Não são de direita, não têm o nosso voto": "Se Rangel e Rio não são de direita, então os eleitores de direita não devem votar neles. Votem no CDS, na Aliança ou na Iniciativa Liberal. Reduzidos aos eleitores de esquerda, verão o que lhes sucede".
  • Alberto Gonçalves escreve "A famiglia não se escolhe?": "Se ainda não se restringiu o executivo aos parentes consanguíneos ou afins do dr. Costa, eventualidade que defenderia com empenho, a verdade é que se realizaram amplos progressos na área do nepotismo".
  • P. Gonçalo Portocarrero de Almada escreve "Mr. McCarrick, I presume?": "Quando a Igreja castiga os clérigos pedófilos, com o máximo rigor que a lei canónica permite, age de acordo com o exemplo e a doutrina do seu divino Mestre". 
Notícias surpreendentes 

Destaque para duas entrevistas do fim-de-semana.
Este sábado houve segunda meia-final do Festival da Canção e depois de Conan Osiris a surpresa chamou-se Surma (além de NBCMadrepaz e Mariana Bragada) Estão assim apurados os oito finalistas que vão disputar a final, porque primeiro é preciso "tomar Portimão e Israel logo se vê", como escreve o Vasco Mendonça.

Na tecnologia, entrámos na guerra pelos telemóveis dobráveis (que custam acima de dois mil euros). Depois da Samsung avançar com o Galaxy Fold, a Huwaei apresentou em no Mobile World Congress em Barcelona o seu (xeque) Mate X, com 5G, que o Manuel Pestana Machado já experimentou.

Mesmo num telemóvel menos avançado, já pode receber o resumo desta newsletter através do WhatsApp (é só registar-se). De resto, continue com toda a informação do dia no Observador. E não deixe de conhecer também o nosso programa de assinaturas, o Observador Premium

Boa segunda-feira e boa semana
(E não se esqueça que tem só até ao final do dia para validar as facturas do IRS)
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
ObservadorEleito melhor jornal generalista 2018
©2019 Observador On Time, S.A.
Rua João Saraiva, n. 7, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário