quinta-feira, 16 de maio de 2019

Torres Vedras | CASTRO DO ZAMBUJAL ACOLHE AS COMEMORAÇÕES DO DIA DA EUROPA

No âmbito das comemorações do Dia da Europa, vão decorrer no Castro do Zambujal, em Torres Vedras, um conjunto de atividades que recriam aquilo que era o quotidiano dos habitantes daquele fortificado pré-histórico. Moagem de cereais, fabricação de ornamentos, técnicas de pintura, fabricação de instrumentos líticos e técnica de fogo, são algumas das atividades que dão forma a esta iniciativa, que se realiza no dia 27 de maio, entre as 10h00 e as 16h30.

O Castro do Zambujal é um sítio arqueológico fortificado pré-histórico do período Calcolítico (c. 2850 - 1750 a.C.), caracterizado pela denominada cultura campaniforme, presente em praticamente toda a Europa.

Os habitantes do Castro do Zambujal dedicavam-se a atividades relacionadas com prospeção, mineração e metalurgia do cobre, mantendo relações comerciais, tanto no território peninsular, como fora dele, entre os finais e meados do III milénio a C.. Além destes materiais, foram encontrados exemplares tipificadores das atividades quotidianas, sobretudo cerâmicas decoradas.

Nota: Aconselha-se o uso de roupa, calçado confortável e chapéu. Recomenda-se trazer água.

Informações: museu@cm-tvedras.pt
Info Dia da Europa: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário