sexta-feira, 6 de setembro de 2019

Mundo | Justiça francesa autoriza o galo Maurice a continuar a cantar, depois de queixa dos vizinhos

Um tribunal francês autorizou nesta quinta-feira o galo Maurice a continuar com os cacarejos, rejeitando a queixa dos vizinhos que acusaram a ave de acordá-los muito cedo — uma sentença vista como uma vitória para as tradições rurais da França.
"Maurice venceu e os queixosos terão que pagar mil euros à proprietária por danos morais", declarou Julien Papineau, advogado da proprietária Corinne Fesseau ao deixar o tribunal de Rochefort (no sudoeste de França).
"Não tenho palavras. Vencemos. É uma vitória para todas as pessoas na minha mesma situação. Espero que crie jurisprudência", disse a dona do galo, que foi alvo de manchetes em todo o mundo.
"Vai ser tudo protegido: sinos, sapos, etc.", acrescentou, referindo-se a outras queixas semelhantes contra os ruídos do mundo rural, que muitas vezes opõem os habitantes de sempre aos 'neorrurais'.
Maurice tornou-se num símbolo da resistência rural em França, onde uma petição para "salvá-lo" recebeu mais de 140.000 assinaturas.
O seu cacarejo ao amanhecer incomoda os proprietários de uma residência de veraneio na ilha turística de Oleron, no sudoeste de França, que o denunciaram à justiça por "dano sonoro".
Não é um julgamento "da cidade contra o campo. É um problema de dano sonoro. O galo, o cão, a buzina, a música... é um caso de barulho", sustentou o advogado Vincent Huberdeau, que representa os autores da denúncia, em audiência a 4 de julho.
A dona do galo argumentou no tribunal que nunca havia recebido queixas sobre o cacarejo de Maurice. "Os galinheiros sempre existiram. Entre 40 vizinhos, incomoda apenas dois", apontou.
Para Fesseau, "o campo tem direito aos seus ruídos. O galo tem o direito de cantar".
O caso de Maurice, embora anedótico, ilustra temores de que o mundo rural desapareça na França, devido ao declínio da atividade agrícola e pecuária e ao êxodo de jovens para a cidade.
Bruno Dionis du Séjour, prefeito da pequena cidade de Gajac, no sudoeste da França, publicou uma carta enfurecida para defender o "direito" dos sinos das igrejas a tocar, das vacas de mugir e dos burros de zurrar.
A alusão aos sinos deve-se a uma disputa de 2018  numa cidade na região de Doubs (leste), onde os proprietários de uma residência de veraneio reclamaram que os sinos tocavam às 07h00, muito cedo na sua opinião.
Por cá, em 2013, um galo de Resende, na margem sul do Douro, foi alvo de queixa na GNR por cantar às 5:30. Um advogado, em representação dos queixosos, intimou os proprietários do animal a retirá-lo das proximidades, caso contrário, avançaria para tribunal.
Madremedia
Foto: Xavier Leoty / AFP

Nenhum comentário:

Postar um comentário