terça-feira, 8 de outubro de 2019

Na Biblioteca Municipal | Município de Cantanhede realizou seminário sobre “A Importância da Apicultura na Agricultura”



A Importância da Apicultura na Agricultura” esteve em debate no auditório da Biblioteca Municipal de Cantanhede, em 5 de outubro, no âmbito de um seminário organizado pelo Gabinete Municipal de Apoio ao Agricultor (GMAA) da autarquia cantanhedense. A iniciativa contou com a presença de mais de meia centena de pessoas, essencialmente profissionais ligados ao ramo da apicultura, e contemplou a abordagem de várias matérias em dois painéis temáticos, a partir da análise de estudos e trabalhos de campo, dedicados à abelha apis melífera e à vespa velutina.

Moderado por André Halk, da Coopbei – Cooperativa Agrícola e Apícola das Beiras, o primeiro painel teve como intervenientes Teresa Vasconcelos, professora coordenadora do Departamento de Ambiente da Escola Superior Agrária de Coimbra, Henrique Azevedo Pereira, investigador da Universidade de Coimbra, Pedro Manuel Sarmento, da APICANT Queen Bees.
O segundo painel contou com a participação de Hugo Oliveira, Coordenador Municipal da Proteção Civil, e Pedro Leuschner, autor de um modelo de colmeia exclusivo de proteção das abelhas em apiário contra o assédio da vespa velutina, o "api TÚNEL ELÉTRICO", e foi moderado por Adérito Machado, vereador da Câmara Municipal de Cantanhede e responsável pelo pelouro da agricultura. Na ocasião, o autarca alertou para “a necessidade de as pessoas estarem atentas e, se avistarem ninhos, avisarem de imediato serviços da autarquia”.
Adérito Machado referiu que “tem sido desenvolvido um trabalho extraordinário na eliminação de ninhos desta praga, nesta altura foram destruídos cerca de 400, mas não podemos baixar os braços, pelo que estamos a investir em equipamentos que vão facilitar imenso essa tarefa”. E advertiu: “Nunca, mas mesmo nunca, as pessoas devem tentar resolver o problema sozinhos, porque a probabilidade de correr mal é enorme, para além de que a destruição incorreta dos ninhos potencia a disseminação de dezenas de novos focos”.
Terminado o debate, os participantes fizeram uma visita guiada à Feira do Mel & Apicultura, no Pavilhão Marialvas, onde foi servida uma pequena prova de produtos melíferos preparados pela Escola Técnico-Profissional de Cantanhede.

Nenhum comentário:

Postar um comentário