terça-feira, 8 de outubro de 2019

Barcelos | Ministra da Cultura inaugura exposição do IPCA

Comemoração dos 25 anos do IPCA com exposição de Maria Keil

No dia 9 de outubro, pelas 16h, a Ministra da Cultura, Graça Fonseca, vai inaugurar a exposição de obras inéditas de Maria Keil, na Galeria Municipal de Arte em Barcelos.

No âmbito das comemorações dos 25 anos do IPCA, e em parceria com o Município de Barcelos, o IPCA dinamiza a exposição “O Processo Criativo de Maria Keil”, que apresenta um conjunto de peças do espólio da artista focando o processo - desde os primeiros desenhos à obra final.

Maria Keil é reconhecida como um dos nomes mais emblemáticos da História da Arte contemporânea Portuguesa com uma vasta obra nas áreas da pintura, desenho, ilustração, azulejaria, design gráfico, artes decorativas, do teatro, figurinos e cenografia. 

A Presidente do IPCA, Maria José Fernandes, realça a importância deste evento cultural na missão dos 25 anos do IPCA: “O IPCA é uma instituição que está ao serviço da região e esta parceria feliz entre a Escola Superior de Design e a Câmara Municipal de Barcelos é reflexo disso mesmo pois coloca o IPCA em Barcelos e na comunidade”, referiu a Presidente.

Esta exposição foi pensada, sobretudo, como uma exposição para o público em geral mas também para os estudantes do IPCA. “Queremos mostrar não só a obra final, mas o processo. Cumprindo a missão pedagógica da escola e permitindo o contacto com o erro, a tentativa e a hesitação, até ao resultado que é a obra”, explica Paula Tavares, diretora Escola de Design (ESD).

Expor estas obras inéditas foi devido ao relacionamento da docente da ESD, Cristiana Serejo, com os familiares de Maria Keil. A docente tem trabalhado na seleção dos trabalhos a expor “tentei fazer uma exposição inédita, inédita no sentido em como esta exposição está a ser preparada: como se fosse uma aula em que damos a conhecer o processo de criação multidisciplinar”, refere a docente.

A curadoria da exposição é da responsabilidade da docente Cristiana Serejo e do Arquiteto Francisco Keil do Amaral. A exposição decorre de 9 de Outubro (inauguração) até 17 de Novembro, na Galeria Municipal de Arte de Barcelos. 

Ana Teixeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário