terça-feira, 8 de outubro de 2019

Marinha Grande | Semana da Alimentação em escolas do concelho


Resultado de imagem para Semana da Alimentação em escolas do concelho
A Câmara Municipal da Marinha Grande está a realizar atividades para comemorar o Dia Mundial da Alimentação, junto de escolas do concelho, desde o dia 7 e até 18 de outubro, no âmbito da equipa do Plano Inovador de Combate ao Insucesso Escolar.

O objetivo é sensibilizar a comunidade escolar para a necessidade de adotar uma alimentação saudável. As sessões de sensibilização estão a ser promovidas pela nutricionista do PICIE, Marta Malhó.

No dia 7 de outubro já se realizaram sessões de informação na Escola Básica Guilherme Stephens, em parceria com um técnico da saúde pública. Os alunos foram desafiados a pesquisarem definições de alimentação saudável e sustentável e a guardarem todo o lixo não biodegradável produzido com os lanches (embalagens) até ao dia 16 de outubro. Nessa data, Dia Mundial da Alimentação, é a vez das mesmas turmas confecionarem manteiga de amendoim, pesarem os resíduos guardados e ser analisada a qualidade nutricional dos mesmos.

No dia 15 de outubro, esta iniciativa acontece na EB da Fonte Santa (manhã) e no Jardim de Infância da Comeira (tarde).

Na tarde do dia 16 de outubro, a nutricionista estará presente na EB João Beare, na sequência de um convite endereçado pela Associação de Pais, para promover atividades lúdicas relacionadas com alimentação saudável.

No dia 17 de outubro, pelas 18h00, vai ser desenvolvido pela nutricionista do PICIE o "Workshop sobre Lanches Saudáveis”, com preparação de panquecas, granola e manteiga de amendoim. Simultaneamente será ainda realizada uma pequena sessão de sensibilização para a importância da realização de escolas alimentares. Este workshop destina-se a encarregados de educação, familiares, docentes e assistentes operacionais. A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia para o email pcie.mgrande@cm-mgrande.pt ou junto dos respetivos estabelecimentos de ensino.

Além destas atividades, realizadas por solicitação dos respetivos estabelecimentos de ensino, a nutricionista irá ainda realizar ações de sensibilização sobre lanches saudáveis e importância da sopa e dos hortícolas, no decorrer do 1.º período às turmas dos 1º e 2º anos de escolaridade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário