segunda-feira, 1 de junho de 2020

Cantanhede | Da autoria de Ulisses Teixeira


Biblioteca Municipal mostra trabalhos artesanais em madeira

Está patente na Biblioteca Municipal de Cantanhede, durante o mês de junho, uma mostra de trabalhos artesanais em madeira, da autoria do carpinteiro e artesão Ulisses Sardão Teixeira. A exposição, constituída por cerca de uma centena de trabalhos artísticos executados em madeira, apresenta peças de decoração, mobiliário, miniaturas, entre outros.

Ulisses Sardão Teixeira nasceu em 1954, na Gesteira, Tocha. Carpinteiro de profissão, possui uma quinta biológica, dedicando-se, igualmente, à apicultura. Tem como passatempos a curiosidade e a habilidade manual. Desde muito cedo se revelou observador da forma como os outros trabalhavam e realizavam as suas tarefas, tentando em seguida fazer igual.

Ulisses Sardão Teixeira considera que o gosto pelo trabalho artístico em madeira lhe foi incutido pelo seu avô, “homem dos sete ofícios”: mestre de obras, fazia casas, desde a confecção dos adobes até aos acabamentos finais, era agricultor, músico autodidata, entre outras habilidades que tinha. Com o avô, ele aprendeu muito do que hoje é a sua profissião, a carpintaria, e também a ser criativo e persistente no trabalho-

Com um marcado gosto pela criação artística, Ulisses Sardão Teixeira executa ele próprio os trabalhos que projeta: mobiliário, peças decorativas ou objetos de arte em madeira, espelhando em todos eles habilidade e imaginação. Muitas das peças por si executadas foram esculpidas a partir de troncos e madeiras que apanhou em praias e florestas. Nestes cenários naturais, o artesão recolhe materiais orgânicos como galhos, troncos, raízes de árvores, e penas de aves marinhas, para mais tarde, quando surgirem as ideias, os transformar em bonitas criações artísticas. O artesanato em madeira, material que o fascina, é uma paixão que lhe permite dar vida a novos e belos objetos de decoração e arte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário