quarta-feira, 15 de julho de 2020

Pampilhosa da Serra | Crianças da Misericórdia partilham sentimentos em tempo de Pandemia e criam estendal das emoções


No passado dia 13 de Julho as crianças da Casa da Criança da Santa Casa da Misericórdia de Pampilhosa da Serra concluíram o Projeto “Estendal das Emoções”, que culminou com um estendal colocado no patamar da entrada da Casa da Criança, onde estão expostas as t-shirts decoradas pelas crianças partindo do tema das emoções.

Esta ideia surgiu face à situação de pandemia que obrigou à suspensão da atividade da Casa da Criança durante dois meses, com o consequente “confinamento” das crianças que frequentam as respostas sociais Creche e Jardim de Infância, o que implicou a mudança de rotinas, a ausência do convívio entre pares, obrigando-as a alterar hábitos que hoje se refletem no seu dia-a-dia, em que mesmo em contexto de atividade, em meio educativo, as crianças e os adultos não podem se abraçar nem beijar.

Esta situação despoletou muitas emoções e foi necessário falar sobre elas, desconstrui-las com ajuda de histórias, desenhos e de diálogos tendo culminado com a pintura de t-shirts onde cada criança refletiu as EMOÇÕES sentidas, e que sentem, decorrente da pandemia. Porque as emoções não podem ser ignoradas e reconhecê-las e saber geri-las é uma capacidade que também se aprende…. E tudo isto através da BRINCADEIRA e do JOGO, porque como dizia Albert Einstein:” o brincar é a mais alta forma de pesquisa”!

Na Casa da Criança da Misericórdia de Pampilhosa da Serra privilegiamos as aprendizagens através da brincadeira e desenvolvemos projetos que partem do interesse e importância de cada criança, quer individualmente, quer em grupo, porque “investir no futuro de uma criança é investir no futuro da coletividade” (Marcus de Almeida).

Sob o lema: #vaificartudobem. e # Juntos somos mais fortes. caminhamos para o futuro deixando a nossa marca das crianças que passam por nós…, “não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós! ( Antoine de Saint –Exupéry)


Nenhum comentário:

Postar um comentário