quarta-feira, 15 de julho de 2020

Cantanhede | Protocolo celebrado com a Associação Dignitude


Câmara Municipal aprova alargamento do protocolo do Programa ABEM
O Município de Cantanhede aderiu ao Programa abem: Rede Solidária do Medicamento no ano de 2018, consciente da conjuntura atual, pautada pela existência de uma pandemia (covid 19) com consequências nefastas a diversos níveis, nomeadamente ao nível da saúde, ao nível do emprego, a nível económico, entre outros, e com efeitos perversos num tecido populacional que já de per si apresenta limitações de recursos socioeconómicos, fez aprovar, na terça-feira (dia 7), em reunião de Câmara a proposta de alargamento do protocolo de 50 para 75 pessoas (um acréscimo de 50%), de modo a poder dar resposta a uma necessidade básica de saúde que tem tido um relevante acréscimo de procura em tempos de pandemia.
O Programa abem: Rede Solidária do Medicamento, tem como objetivo a comparticipação em 100% na aquisição de medicamentos sujeitos a receita médica e comparticipados pelo SNS, dirigido a pessoas carenciadas. O processo tem sido gerido em parceria, entre o Município de Cantanhede e a Dignitude, cabendo a esta a emissão de um cartão com o qual o beneficiário poderá levantar os medicamentos, sem qualquer custo, nas farmácias da rede “abem” . Salienta-se que atualmente são oito as farmácias do concelho que aderiram ao programa.
À Autarquia compete a referenciação dos agregados familiares e contribuir financeiramente com 100 euros anuais por cada beneficiário contratualizado, sendo o gasto excedente suportado pelo Fundo Solidário abem.
Atualmente, são 45 as pessoas que beneficiam do cartão abem, e através do qual foi possível adquirir medicamentos no valor de 6 048,82€. Contudo, e face ao contexto social atual, o serviço está a instruir o processo de mais 5 beneficiários e apresentava uma lista de espera 16 pessoas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário