segunda-feira, 13 de julho de 2020

Proença-a-Nova | FALAMOS DE CRENÇAS, TRADIÇÕES, IDENTIDADES A RELIGIÃO E IDENTIDADE SÃO O TEMA CENTRAL DA 3ª SESSÃO DE DEBATES DAS JORNADAS CULTURAIS


A 3ª sessão de debates das Jornadas Culturais | “Festas Velhas? Novos Tempos? irá abordar o tema “Velhas tradições numa nova normalidade”, estando agendada para o próximo 18 de julho pelas 15h00, no Centro Ciência Viva da Floresta em Proença-a-Nova, a sessão será transmitida também em direto pelos canais digitais do Município.
Nesta sessão, a conversa incidirá sobre manifestações religiosas e os vários aspetos multidisciplinares que as envolvem, debruçando-nos em particular sobre a sua influência e impacto nas comunidades locais e nas mais valias deste tipo de celebrações e de que maneira as mesmas se podem adaptar ao contexto atual em que vivemos. Para o efeito, e de forma a abordar o tema, estarão presentes como oradores convidados Joana Terra da Motta e Maria João Barbosa, Sociólogas, António Manuel Silva, Professor e Investigador, e Mário Correia, Investigador e diretor do centro de música tradicional “Sons da Terra”. A sessão contará com presença do Excelentíssimo Senhor Presidente da Câmara João Manuel Lobo, e ainda com a presença de Hélder Ferreira, presidente da Progestur, que fará a moderação desta sessão.
Tendo como principal objetivo a divulgação e valorização do património cultural de Portugal, estas Jornadas Culturais proporcionam um amplo debate e a reflexão sobre a importância cultural, identitária e socioeconómica de tradições portuguesas na comunidade de hoje, utilizando uma abordagem de carácter multidisciplinar.
Jornadas Culturais | “Festas Velhas? Novos Tempos? é uma iniciativa da Progestur em parceria com a Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, Universidade Lusófona, Museu Nacional de Arqueologia e do Centro de Música Tradicional Sons da Terra e das Câmaras Municipais envolvidas neste projeto (Miranda do Douro, Mogadouro e Proença-a-Nova).


Nenhum comentário:

Postar um comentário