segunda-feira, 13 de julho de 2020

O PINHAL DO REI - Comunicação da Presidente da Câmara Municipal Marinha Grande

Pinhal do Rei 17.10.2017 EN 242 1 - YouTube
A Presidente da Câmara Municipal, Cidália Ferreira, endereçou ao Secretário de Estado das Florestas, com conhecimento ao Primeiro Ministro, ao Ministro do Ambiente e Transição Climática e ao presidente do ICNF, uma mensagem com uma posição sobre o Pinhal do Rei, na sequência das moções apresentadas na AMMG.

A Presidente reiterou a sua "profunda e sincera preocupação com o estado de reconstrução do Pinhal do Rei, tal como sempre manifestei perante os anteriores Secretários de Estado, Presidentes e Diretores Regionais do ICNF".

A Presidente identificou 3 eixos fundamentais que carecem de resposta como a "limpeza, preservação e reconstrução do Pinhal do Rei - incluindo as estradas que são essenciais, não sendo possível manter a lógica de que essas estradas apenas servem para a extração da madeira, quando elas são usadas diariamente, até mesmo para deslocação de Cidadãos que residem no litoral e trabalham quer na Marinha Grande, quer em Leiria."

O reforço de meios humanos e técnicos para os Serviços Florestais da Marinha Grande e o Museu Nacional da Floresta são os restantes eixos fundamentais.

A Presidente da Câmara Municipal apelou ainda ao Secretário de Estado que "O Pinhal do Rei é um Património muito querido aos Marinhenses e terá destes sempre o seu incondicional amor e devoção. Assim, e porque enquanto Presidente da Câmara Municipal não posso senão estar ao lado dos meus Munícipes na defesa das causas que lhe são mais caras, apelo a que na resposta às Moções aqui apresentadas, o Governo, na pessoa de V. Exa., responda rapidamente com um Plano de Ação, a iniciar ainda no decorrer do presente ano e tendo em vista as três prioridades acima identificadas, e que seja devidamente suportado no Orçamento de Estado de 2021"

Nenhum comentário:

Postar um comentário