quinta-feira, 10 de dezembro de 2020

Câmara aprova Projeto de Execução para Centro de Negócios de Leiria e Centro Associativo Municipal no Topo Norte do Estádio


O projeto de Execução para Centro de Negócios de Leiria e Centro Associativo Municipal no Topo Norte do Estádio, que corresponde à última fase de projeto, foi aprovado esta quarta-feira em reunião de Câmara, com votos favoráveis dos eleitos do PS e abstenção dos eleitos do PSD.

Esta decisão surge na sequência da aprovação, em Abril deste ano, de uma alteração ao projeto-base de forma a dotá-lo das infraestruturas que o tornem atrativo ao investimento na área das novas tecnologias, espaço que passará ainda a acolher um centro de artes e indústrias criativas.

No que diz respeito ao Centro de Negócios de Leiria, a grande alteração passou pela instalação de um piso técnico essencial para permitir a instalação de empresas de matriz tecnológica, destacando-se ainda uma alteração na fachada interior do Estádio, de forma a permitir a visualização do relvado e a criação de uma zona de lazer.

O projeto de execução para o Topo Norte, em que foi necessário efetuar um reforço das medidas de segurança, contempla ainda um Centro de Artes que estará dotado de excelentes condições para a atividade cultural, com um piso destinado para a prática de Dança, outro para a Música e um terceiro para a prática de Artes Performativas e Artes Plásticas.

Quanto à Torre Nascente, após um longo processo negocial com vista à alienação deste espaço à Autoridade Tributária, esta instituição acabou por recuar, passando a pretender o arrendamento do mesmo, mas numa área inferior à inicialmente pretendida.

Com este investimento, pretende-se a conclusão de todo o Edifício do Topo Norte do Estádio Municipal de Leiria, para além da Torre Nascente a alienar às Finanças, dando-lhe um uso compatível e que potencie a utilização do equipamento, contribuindo para a sua sustentabilidade, numa área de intervenção de 26.573,00 m2.

O projeto de execução passa a ter uma estimativa de custos de 12.995.262,29€, acrescido de IVA, que corresponde ao valor da estimativa do projeto base aprovado em abril deste ano sem qualquer desvio.

Com esta aprovação, estão reunidas as condições para apresentação de candidatura a fundos comunitários até ao final do ano. De referir ainda que este investimento, para além da captação de investimento, fixação de empresas e criação de postos de trabalho, irá gerar retorno financeiro para o Município pelo aluguer de espaços às empresas que ali se instalarem.

Este é um grande investimento reprodutivo do Município de Leiria, um projeto mobilizador alinhado com uma estratégia que visa colocar Leiria entre os municípios melhor posicionados para a digitalização da economia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário