quinta-feira, 10 de dezembro de 2020

PRESIDENTE DA REPÚBLICA PRESIDE À CERIMÓNIA DE ENCERRAMENTO DAS COMEMORAÇÕES DO 190.º ANIVERSÁRIO DE JOÃO DE DEUS

 

A cerimónia de encerramento das comemorações dos 190 anos do nascimento de João de Deus será presidida pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. Esta sessão decorrerá no próximo dia 14 de dezembro, no auditório Francisco Vargas Mogo, em SB Messines, e integrará diversas atividades literárias e culturais em homenagem ao pedagogo e poeta, filho da terra, de reconhecido mérito nacional e que será para sempre recordado como uma das mais eminentes figuras do seu tempo e de toda a literatura e pedagogia portuguesas.

 

Neste contexto, o final desta tarde será, então, marcado pela cerimónia de encerramento das comemorações iniciadas em janeiro – sob a chancela da Presidência da República - e interrompidas em março último, devido à pandemia por COVID-19, e que, gradualmente o município tem vindo a repor, em total observância e cumprimento das medidas e normas emanadas pela DGS. Esta sessão contará com as intervenções do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e da Presidente da Câmara Municipal de Silves, Rosa Palma.

 

Da cerimónia farão, também, parte duas apresentações: uma do livro infantil “Fábulas de João de Deus”, ilustrado por Marta Jacinto, e outra da obra “João de Deus - Imortal e intemporal”, um estudo historiográfico, da autoria de Maria João Raminhos, editado pela autarquia em parceria com a editora Colibri. A sessão contará, ainda, com apontamentos musicais pelo projeto Guitarras de Fado.

 

O programa comemorativo terminará em Silves, pelas 21h00, com o concerto “Se eu fosse uma Nuvem João de Deus Revisitado”, pela Lisbon Poetry Orchestra, que terá lugar na Praça Al-Muthamid. O espetáculo, produzido em exclusivo para estas comemorações, pretende revisitar a obra do poeta, entrosando a sua lírica à do seu amigo íntimo Antero de Quental e trançando, simultaneamente, uma trajetória entre o passado, o presente e o futuro da poesia e o próprio percurso da Lisbon Poetry Orchestra, numa homenagem à palavra dos poetas Jorge de Sena, Sophia de Mello Breynner Andresen, ao surrealista António José Forte e à novíssima poesia de Cláudia R. Sampaio.

 

Todas as iniciativas serão transmitidas em livestream através do facebook do Município de Silves.

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário