sexta-feira, 15 de janeiro de 2021

As figuras, os cenários e os momentos que marcam a história do crime português

Pormenores macabros, episódios dramáticos, culpas caladas e curiosidades sinistras. É esta a proposta do Almanaque do Crime Português, o mais recente livro da escritora, argumentista e tradutora Maria João Medeiros. Conheça os crimes que ficaram na História de Portugal. Grandes homicidas, crianças desaparecidas, atentados famosos, santos do crime e pecadores em fuga. Tudo isto cabe neste Almanaque do Crime Português. Nas bancas e livrarias online a partir do dia 19 de Janeiro, com a chancela da Guerra e Paz Editores e o apoio do grupo Cofina.

«Desmontar o enigma do crime português, perscrutando cenários e curiosidades que povoam e assombram o nosso imaginário colectivo desde há séculos e até ontem à noite, foi desafio irresistível, o qual, uma vez aceite, se concentrou num apertado calendário de pesquisa obsessiva, febril e ininterrupta.» Foram estas as motivações que levaram a escritora Maria João Medeiros a reunir os principais crimes que marcam a História de Portugal, no Almanaque do Crime Português.

Dos mais tenebrosos aos mais insólitos. A autora deste livro convida o leitor a vestir o fato de detective e percorrer – se quiser, aleatoriamente – os 12 meses do ano em busca de malfeitoras e matadores, de mulheres fascinantes e de homens fatais e deslindar pistas inesperadas e pormenores rocambolescos. O índice, em anexo, dá-nos indicações preciosas para escolhermos o nosso percurso.

Há que ter estômago, pois ao aceitar esta convocação ver-se-á nos meandros de cenas ensanguentadas de emoção. Contudo, nem tudo é risco e confronto. Neste livro podemos igualmente desvendar a nobreza dos resistentes e a potência redentora de um gesto de amor.

Cuidado com a criatividade dos facínoras. Na obra não faltam histórias de algumas prisões e fugas – como a do astuto Pêra Satanás que escapou à cadeia do Limoeiro em 1869 – que ficaram para a história. São ainda dadas, aqui e ali, sugestões de clássicos da literatura com faro policial, como o Mistério da Estrada de Sintra de Eça de Queiroz e Ramalho Ortigão.

E para quem não acredita em coincidências: sabia que o jornalista Carlos Castro foi assassinado, pelo jovem Renato Seabra, no mesmo dia em que, 656 anos antes, a rainha póstuma Inês de Castro foi executada às ordens do rei D. Afonso IV?

Tudo cabe neste Almanaque do Crime Português, uma obra de divulgação histórica, que alia rigor e simplicidade, e que, segundo a autora, «coloca mais uma peça no intrigante quebra‑cabeças da identidade portuguesa, incógnita que este livro convida o leitor a investigar.»

O Almanaque do Crime Português estará disponível nas livrarias online e nas bancas a partir do próximo dia 19 de Janeiro. O 21.º título da colecção Livros CMTV, resultante da parceria entre a Guerra e Paz e o Grupo Cofina, estará ainda disponível no site oficial da editora. Este é o segundo livro de Maria João Medeiros publicado pela Guerra e Paz Editores. Sucede a’O Pequeno Livro das Grandes Heroínas.

Almanaque do Crime Português
Maria João Medeiros
Não-Ficção / História
192 páginas · 15x23 · 13,00€
Nas livrarias a 19 de Janeiro
Guerra e Paz, Editores

Nenhum comentário:

Postar um comentário