quinta-feira, 21 de janeiro de 2021

Romance A Assassina da Roda é adaptado ao teatro

 Um crime aterrador, hediondo, arrepiante: corria o ano de 1772 quando uma jovem de apenas 22 anos matou 33 crianças deixadas na roda da Misericórdia de Coimbra. Esta é a história de Luiza de Jesus, a última mulher a ser condenada à morte em Portugal, contada três séculos depois pela jurista e cronista Rute de Carvalho Serra, no romance A Assassina da Roda, publicado pela Guerra e Paz em 2020. Um ano depois, a história é adaptada, pela própria autora, ao teatro. Luiza de Jesus – A Assassina da Roda estreia no Teatro da Trindade Inatel no próximo mês de Fevereiro. Assim a crise pandémica o permita.

 

Um policial de cortar a respiração baseado em factos históricos, A Assassina da Roda foi uma das obras da Guerra e Paz que marcou o ano de 2020, no que à ficção diz respeito, tendo alcançado o TOP 20 de vendas online da editora. Rute de Carvalho Serra, a autora, é uma mulher de vários talentos. A Jurista, cronista, romancista dá agora o seu primeiro passo na dramaturgia com a adaptação d’A Assassina da Roda ao teatro.

 

Luiza de Jesus – A Assassina da Roda será encenada e interpretada pela actriz Maria Henrique e estará em cena no Teatro da Trindade Inatel entre os dias 11 de Fevereiro e 21 de Março. As datas anunciadas no site oficial do teatro poderão sofrer alterações, caso o dever cívico de confinamento e as consequentes restrições profilácticas sejam renovadas. Nessa ocasião, actualizaremos este comunicado.

 

Ciente dessa possibilidade, a autora publicou uma nota na qual afirma que «em tempos de incerteza, o trabalho avança e a determinação aumenta. Vamos fazer acontecer o que nos alimenta a alma. Vamos honrar o esforço de resiliência inimaginável da maravilhosa equipa que, nos últimos meses, trabalhou com o coração. A 11 de Fevereiro ou depois. "Luiza de Jesus - A Assassina da Roda" vai estrear no Teatro da Trindade.»

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário