quinta-feira, 21 de janeiro de 2021

Primeiro-ministro anuncia às 13:00 horas fecho das escolas

António Costa volta a falar ao país após a reunião do Conselho de Ministros, que é realizada por videoconferência.

O Primeiro-ministro prepara-se para anunciar o fecho de todos os estabelecimentos de ensino, do básico ao superior a partir de sexta-feira. António Costa deve falar ao país por volta das 13h00, após a reunião do Conselho de Ministros que vai decorrer por videoconferência, segundo uma nota enviada às redações.

Segundo disse fonte do Executivo à Lusa, a informação recebida “na quarta-feira, após reunião com epidemiologistas, foi considerada muito relevante e determinante para a decisão, tendo em conta o crescimento da variante britânica do novo coronavírus em Portugal”.

Com esta medida, o objetivo principal “é isolar todo o sistema escolar”, já que, “não havendo aulas, evita-se que as pessoas sejam forçadas a sair de casa”.

Na quarta-feira à noite, através de uma mensagem nas redes sociais, o primeiro-ministro referiu que o Governo vai analisar as informações sobre a “alarmante progressão” da epidemia em Portugal, designadamente o crescimento da variante britânica do novo coronavírus, e “decidirá em conformidade para salvar vidas”.

Também o Presidente da República e recandidato ao cargo afirmou, na quarta-feira à noite, que o encerramento das escolas “é uma boa solução”.

O Governo não queria fechar as escolas, mas a decisão parece inevitável: assiste-se ao agravamento dos números; a situação nos hospitais é descrita como catastrófica; e a chamada estirpe britânica da Covid-19, cerca de 70% mais contagiosa, está em franco crescimento em Portugal.

ministra da Saúde já veio dizer que a atual situação da pandemia está a colocar a capacidade de resposta do setor no limite e admitiu que os números ainda vão se agravar nos próximos dias.

“Os profissionais de saúde têm nos levado a acreditar que conseguem sempre fazer mais um pouco, mas neste momento sinto que estamos muito próximo do limite e que há situações em que estamos no limite”, afirmou Marta Temido na RTP3.

Lusa /  RR

Nenhum comentário:

Postar um comentário