quinta-feira, 27 de maio de 2021

Teatro José Lúcio da Silva acolhe a Assembleia dos Pequenos Deputados para apresentar ideias para o concelho de Leiria em 2030


Leiria 2030 – Toma lá o futuro! Uma mochila cheira de ideias.” será o principal tema de discussão na Assembleia dos Pequenos Deputados, que se realiza no Teatro José Lúcio da Silva, no próximo dia 02 de junho, quarta-feira, pelas 9:30 e que reunirá 51 alunos eleitos nas escolas do 1º ciclo do ensino básico do concelho.

 O Período Antes da Ordem do Dia reflete os desafios sentidos e vividos pela comunidade educativa ao longo deste ano e por esse motivo neste momento do plenário vão ser homenageadas e reconhecidas algumas personalidades e profissionais, nomeadamente da área da saúde e da comunidade educativa pelo empenho no ensino à distância.

Neste plenário os pequenos deputados apresentarão propostas de resolução de preocupações, como a qualidade de vida dos idosos, com o Rio Lis, mas também apresentam novas ideias para o futuro do Concelho de Leiria, nomeadamente na área da sustentabilidade ambiental, no desporto, assim como, mais espaços de lazer para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos leirienses.

Participam 12 estabelecimentos de ensino, nomeadamente: Escola Básica de Santa Catarina da Serra a representar o Agrupamento de Escolas de Caranguejeira e Santa Catarina da Serra; Escola Básica de Agodim a representar o Agrupamento de Escolas de Colmeias; o Agrupamento de Escolas de Monte Redondo em representação do Agrupamento de Escolas Rainha Santa Isabel; a Escola Básica de Touria pelo Agrupamento de Escolas Dr. Correia Mateus; a Escola Básica de Barosa a representar o Agrupamento de Escolas D. Dinis; a Escola Básica de Coucinheira a representar o Agrupamento de Escolas de Marrazes; a Escola Básica de Barreira a representar o Agrupamento de Escolas Domingos Sequeira, e a Escola Básica de Maceira a representar o Agrupamento de Escolas Henrique Sommer,  bem como o Jardim-Escola João de Deus, Colégio Nossa Senhora de Fátima, Colégio Conciliar Maria Imaculada e Escola da Árvore.

 A Assembleia dos Pequenos Deputados tem como principal finalidade responder ao consagrado na Declaração Universal dos Direitos da Criança, dando voz às suas opiniões, convicções e projetos, assumindo-se como o espaço onde as crianças têm o direito à liberdade e o dever de ser participativas, tendo em conta as regras de relacionamento e participação, exercendo os seus direitos como cidadãos.

A sessão deste ano será transmitida em direto através das páginas de facebook do Município de Leiria e da Assembleia Municipal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário