quarta-feira, 26 de maio de 2021

Vêm aí a maior superlua do ano e um eclipse lunar total


O eclipse lunar não poderá ser observado em Portugal, mas a superlua sim, e acontece já nesta quarta-feira.

Nesta quarta-feira, os astros voltam a estar alinhados. O Sol, a Terra e a Lua vão estar em linha reta, causando um eclipse solar total e, dada a proximidade do satélite ao nosso planeta, a maior superlua do ano.

Avisamos já, no entanto, que nem tudo são boas notícias. Apesar de podermos contar com a maior superlua de 2021, não será possível observar, em Portugal, o eclipse da lua.

As superluas acontecem quando o satélite, em fase de lua cheia, fica junto do ponto mais próximo à Terra da sua órbita. E, de acordo com o The Guardian, esta semana, o centro da lua vai estar a apenas 357,462 km do centro da Terra.

Já os eclipses lunares acontecem quando a Terra se encontra diretamente entre o Sol e a Lua, ficando a Lua ocultada pela sombra da Terra.

Pela posição em que a Terra se encontrará esta quarta-feira, dia 26 de maio, o eclipse lunar total (que aconteceu, pela última vez, em janeiro de 2019) só poderá ser visto na costa oeste da América, na costa leste da Ásia e em alguns territórios do Pacífico. No entanto, a superlua poderá ser facilmente vista em Portugal e no resto da Europa, assim como em África.

Nenhum comentário:

Postar um comentário