sábado, 19 de junho de 2021

Feira do Livro de Leiria regressa com novidades


A Feira do Livro de Leiria regressa no próximo dia 23 e, até 27 de junho, traz ao Mercado de Sant’Ana uma edição dedicada ao tema “Somos Ciência com livros!”, que, adaptada à pandemia da COVID-19, apresenta algumas novidades.
Em conferência de imprensa, esta sexta-feira, Anabela Graça, vereadora da Educação da Câmara Municipal, realçou que, para além de um novo elemento na organização, a editora Gradiva, e de um novo parceiro, a Science4you, a Feira do Livro deste ano se destaca pela ligação à ciência, “um tema muito importante, porque vivemos um momento da história humana em que ouvimos dizer que a ciência nunca foi tão importante como agora”.

“Mas foi sempre, porque se reflete na qualidade de vida e no cruzamento com a literatura”, acrescentou a vereadora, que elencou as adaptações que foram necessárias fazer por causa da COVID-19.

Além de um palco mais pequeno e de um horário mais reduzido (o evento não contará com atividades noturnas), as visitas das escolas serão organizadas por turnos e o Roteiro com um Escritor, evento inserido na iniciativa Vamos Ler + que este ano se associa à Feira do Livro, levará autores e escritores aos estabelecimentos de ensino, na procura da descentralização cultural.
Os tradicionais vouchers serão entregues aos alunos do 1.º ciclo do ensino básico público no valor de três euros, um aumento de um euro em relação à edição anterior como medida de apoio no âmbito da COVID-19, que poderão ser trocados até 15 de julho nas livrarias aderentes ao evento (Arquivo, Bertrand, FNAC e Letras e Livros).

Para a ACILIS, parceiro na organização, a Feira do Livro é “muito importante, porque qualquer cidade sem cultura é cidade cinzenta”.

“É sempre bom este tipo de eventos, porque traz pessoas à nossa cidade e estamos muito satisfeitos com a segurança com que a Feira está a ser organizada, porque o momento obriga a isso: ficar em casa e ler um livro”, defendeu Lino Ferreira.

Inserida no evento, irá ainda decorrer a “Oficina de Biblioterapia – Ler para viver melhor”, por Sandra Barão Nobre, estando as inscrições abertas até dia 21 e limitadas a 15 participantes.

A edição deste ano da Feira do Livro decorre de 23 a 27 de junho, das 10:00 às 20:00 nos dias úteis e das 14:00 às 20:00 no sábado e no domingo, e contará com a presença de José Rodrigues dos Santos, Carlos Fiolhais, João Tordo, José Xavier, Vanda Brotas Gonçalves, Filipa Martins, David Machado, entre outros.

Imagem: Região de Leiria

Nenhum comentário:

Postar um comentário