quarta-feira, 18 de agosto de 2021

Livros | A obra vencedora do VI Prémio Nacional de Literatura Lions de Portugal, é apresentada na Feira do Livro de Lisboa

Desaparecida, a obra vencedora do VI Prémio Nacional de Literatura Lions de Portugal, é apresentada na Feira do Livro de Lisboa
Uma viagem entre o real e o imaginário, com histórias dentro de histórias. É esta a proposta sedutora de Ricardo Lemos, jovem autor portuense radicado em Londres, no seu romance de estreia, Desaparecida. O romance venceu o VI Prémio Nacional de Literatura Lions de Portugal e é agora publicada pela Guerra e Paz com o patrocínio da Fundação Lions de Portugal. Chega à rede livreira nacional no próximo dia 24 de Agosto, podendo ser também adquirida no site da editora e nas principais plataformas de ebooks. O lançamento oficial de Desaparecida acontece no dia 4 de Setembro, na 91.ª Feira do Livro de Lisboa.

Superstições, milagres, embustes e aventureiros, pássaros, sinfonias, baleias e aguardente, assim se vive em Desaparecida, uma aldeia à beira-mar plantada, que gravita entre o imaginário e o real, com ecos que atravessam continentes e séculos e assombram a memória dos habitantes da aldeia.

Uma metáfora para Portugal, criada por Ricardo Lemos, jovem mestre em escrita criativa de 35 anos, que após correr o mundo – viveu no Tibete e em Nova Iorque, e vive hoje entre Londres e a cidade do Porto – sentiu um apelo para regressar à casa de partida, às suas raízes: «a obra nasce de uma vontade de conhecer melhor a terra de onde se vem. Do meu interesse por histórias de família, lendas, superstições e textos dos séculos xvi e xvii. De um gosto especial pela fabulação.» Tal como Maria, personagem do romance que procura, em Desaparecida, mergulhar nas suas origens: um universo de viagens, regressos, lendas e desaparecimentos.

A jovem é descendente de Bartolomeu Vagamundo, um pássaro feito gente, que escapou da Inquisição e embarcou numa odisseia. Conhecemo-lo no livro, assim como Fatimah, uma contadora de histórias que nos revela muito da alma desta aldeia misteriosa. As três vozes serão as nossas guias nesta viagem em que se revisitam temas e episódios da História de Portugal, como a Inquisição, os Descobrimentos, a Ditadura e a Revolução.

Um trabalho que revela «a arte de contar histórias dentro da história» do autor. Quem o disse foi o júri do Prémio Nacional de Literatura Lions de Portugal de 2021 aquando da atribuição do prémio a Ricardo Lemos, no último mês de Maio. Presidido pelo jornalista e romancista João Céu e Silva, o júri contou ainda com a presença do escritor João Nuno Azambuja e dos últimos vencedores do Prémio Nacional de Literatura Lions de Portugal, José Martinho Gaspar e Evelina Gaspar, assim como de Lucinda Fonseca.

O Prémio Nacional de Literatura é atribuído pelo Distrito 115 (Portugal) do Lions Clubs International, com o apoio da Fundação Lions, numa acção coordenada pelo Dr. Carlos Manitto Torres. A Guerra e Paz, editora associada a este prémio, em parceria com o Lions Club, publicará e distribuirá pela rede livreira nacional a obra de Ricardo Lemos, a partir do próximo dia 24 de Agosto. O livro será igualmente publicado em edição digital e comercializado nas principais plataformas de ebooks, com distribuição da Libranda.

O lançamento oficial da obra acontece no próximo dia 4 de Setembro, pelas 17h00, na 91.ª Feira do Livro de Lisboa. Imperdível, este evento contará com a presença do autor e de João Céu e Silva, que presidiu ao júri deste VI Prémio Nacional de Literatura Lions de Portugal.

Desaparecida
Ricardo Lemos
Ficção / Romance
304 páginas · 15x23 · 16,50 €
Nas livrarias a 24 de Agosto
Guerra e Paz, Editores

Nenhum comentário:

Postar um comentário