quarta-feira, 18 de agosto de 2021

MUBi reuniu com candidatos da Iniciativa Liberal à Câmara de Aveiro


No passado dia 12 de Agosto, a MUBi reuniu com os candidatos da Iniciativa Liberal à presidência da Câmara Municipal de Aveiro, Miguel Gomes, e à presidência da Assembleia Municipal de Aveiro, Tomás Pereira. A IL fez-se também representar por Diogo Gomes. A MUBi e os candidatos discutiram visões e propostas para a mobilidade urbana e gestão do espaço público no município.
O encontro teve lugar junto da estação de comboios de Aveiro, sendo este um local chave para a intermodalidade de transportes e consequentemente central na promoção de uma mobilidade mais sustentável através do uso dos transportes públicos complementados com os modos activos.

Os pontos abordados foram principalmente a promoção do uso do transporte público e dos modos activos e os principais entraves à sua efectiva utilização (oferta, frequência, usabilidade e segurança); a utilização do espaço público, com a importância de uma regulação que desencoraje a excessiva utilização do automóvel; e o equilíbrio entre investimento público e privado nos sistemas de mobilidade.

O encontro serviu para que a MUBi, além de transmitir a sua visão sobre os pontos anteriores, sensibilizar para que o principal é ter em mente a hierarquia de prioridades na organização do espaço público e garantia de segurança, sempre do mais vulnerável (peão) para o que representa mais perigo para os restantes utilizadores (automóvel). Para a Iniciativa Liberal, este encontro foi importante para ter um maior contacto com a sociedade civil e entender melhor a problemática da mobilidade.

Numa altura de urgência climática, garantir as condições para uma mobilidade verdadeiramente sustentável é um passo fundamental para garantir um futuro melhor e simultaneamente tornar as cidades mais humanas, saudáveis e agradáveis.

Com esse intuito, a MUBi, que esteve representada por Rui Igreja, João Almeida e Licínio Pereira, aproveitou a oportunidade para entregar a Miguel Gomes o Manifesto “Cidades Vivas: 10 medidas para devolver a cidade às pessoas” (https://cidadesvivas.mubi.pt/).

No geral, as preocupações e propostas da MUBi foram registadas e acompanhadas, com as principais discussões a focarem-se em quais as medidas mais eficazes para se conseguir atingir uma verdadeira mudança e quais os promotores dessas medidas.

A MUBi havia já reunido com o candidato da CDU e com o candidato da coligação Viva Aveiro (PS/PAN) e tem reunião marcada com o candidato do Bloco de Esquerda. Aguardamos ainda pela resposta da candidatura da coligação PSD/CDS-PP/PPM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário