terça-feira, 21 de setembro de 2021

Évora | CARTA DOS VALORES PATRIMONIAIS DO CENTRO HISTÓRICO DE ÉVORA ENTREGUE À DIREÇÃO REGIONAL DE CULTURA DO ALENTEJO

O Vereador da Cultura, Eduardo Luciano, em representação da Câmara Municipal de Évora, procedeu no passado dia 20 de setembro, à entrega oficial da Carta dos Valores Patrimoniais do Centro Histórico de Évora à Direção Regional de Cultura do Alentejo. 

Elaborada por técnicos da Câmara Municipal de Évora, a Carta dos Valores Patrimoniais do Concelho de Évora, atualizada com referência a Agosto de 2021, é um documento que agrega, identifica e descreve de forma exaustiva os diversos elementos de valor patrimonial presentes no Centro Histórico de Évora, quer se trate espaços construídos ou abertos, património arquitetónico, arqueológico ou paisagístico, seja ele classificado ou não. 

Trata-se, no fundo, de uma base de dados de apoio à gestão dos recursos patrimoniais e ao mesmo tempo um extenso inventário que, sendo aberto à comunidade, contém a valência de sustentar os estudos mais aprofundados sobre elementos patrimoniais do Centro Histórico. 

Ao documento é ainda reconhecido elevado potencial para se tornar um instrumento estratégico e operativo para uma efetiva e mais adequada proteção do património edificado intramuros com impacto direto na revisão do Plano de Urbanização de Évora e na construção do Plano de Pormenor e Salvaguarda do Centro Histórico. 

A Diretora Regional de Cultura do Alentejo, Ana Paula Amendoeira, recebeu e agradeceu à Câmara Municipal de Évora a partilha deste trabalho, referindo a sua extrema utilidade para a gestão patrimonial no âmbito das atribuições da instituição que dirige.

Nenhum comentário:

Postar um comentário