terça-feira, 21 de setembro de 2021

Torres Vedras | JORNADAS EUROPEIAS DO PATRIMÓNIO 2021- SALVAGUARDA E PRESERVAÇÃO DO PATRIMÓNIO DO CARNAVAL

 O Centro de Artes e Criatividade de Torres Vedras associa-se à iniciativa e irá promover debates e seminários alusivos ao Carnaval.

Até ao dia 3 de outubro realizam-se as Jornadas Europeias do Património (JEP), iniciativa do Conselho da Europa e da União Europeia, este ano subordinado ao tema “Património Inclusivo e Diversificado”. 

Durante os dias 1 a 3 de outubro o Centro de Artes e Criatividade (CAC) de Torres Vedras associa-se à iniciativa e irá promover debates e seminários alusivos ao Carnaval, visando a participação e envolvimento da comunidade no debate e valorização desse património coletivo e identitário dos Torrienses. Abordará temas como o património cultural imaterial, a preservação do património material e o papel dos museus na promoção de dinâmicas de participação comunitária. Haverá ainda visitas gratuitas às exposições, visitas às futuras reservas visitáveis e ateliers de artes plásticas.

Os três dias destas Jornadas Europeias do Património contam com várias palestras, provas de iguarias carnavalescas de todo o mundo, visitas às futuras reservas visitáveis do CAC e visitas gratuitas às exposições, permanente e temporária.

Além destas iniciativas o serviço educativo do Centro de Artes e Criatividade apresenta paralelamente um atelier para o público em geral intitulado “A Caraça”, onde se “pretende explorar e reinterpretar o símbolo máximo do Carnaval de Torres Vedras, com a ajuda de moldes de gesso, projetados pelo desenho de Amílcar Guerreiro”. 

 A entrada é livre, mas sujeita a inscrição prévia devido à lotação máxima dos espaços para cac.comunicacao@cm-tvedras.pt ou 261 067 601. 

Sobre as Jornadas Europeias do Património

As Jornadas Europeias do Património são uma iniciativa do Conselho da Europa e da União Europeia que envolve mais de 50 países, no âmbito da sensibilização dos povos europeus para a importância da salvaguarda do Património. Neste sentido, cada País elabora anualmente um programa de atividades a nível nacional acessível ao público gratuitamente. 

A ideia base da iniciativa é promover o acesso aos monumentos e sítios, convidando à participação ativa na descoberta de uma herança cultural comum, implicando o envolvimento dos cidadãos europeus com o património cultural. Os objetivos principais são reforçar os sentimentos de identidade cultural, de memória coletiva e de afirmação de um património comum cuja riqueza reside na sua diversidade. As Jornadas Europeias do Património representam, por isso, uma celebração da solidariedade internacional, do diálogo e da diversidade culturais, constituindo momentos de reapropriação dos vestígios culturais do passado. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário